O inverno pede mais tempo passado em casa, de preferência, no sofá a ler um bom livro. Não há cenário mais perfeito para quem tem na leitura o passatempo favorito. Quase tão bom como ficar mergulhado numa boa história, é poder falar dela com outras pessoas que tenham a mesma paixão. E isso é possível, todos os meses, nas Bibliotecas Municipais de Oeiras.
Os encontros de leitores acontecem uma vez por semana, com obras previamente definidas. As sessões são moderadas pelos técnicos da cada biblioteca, num ambiente informal e descontraído, onde se partilham opiniões sobre as narrativas e as personagens, com a possibilidade de elogiar ou criticar um final. Os gostos discutem-se, sim, e todas as opiniões são válidas e bem-vindas, numa troca de ideias saudável.
O objetivo é também fazer com que os leitores possam descobrir novos livros e autores que não conheçam e que, de acordo com os responsáveis pela organização do projeto, valem a pena. Em fevereiro há quatro livros em destaque, um deles famoso pelo seu tema controverso, que aborda uma história de amor entre uma jovem de 12 anos e um professor de meia-idade.
“Lolita”, publicado em 1955, foi escrito por Vladimir Nabokov, de origem russa, e muitas vezes caracterizado como escandaloso. Tornou-se numa referência da literatura mundial, inspirando também peças de teatro e obras cinematográficas.
Pegue já nos livros para começar a ler a tempo de marcar presença nos encontros que se vão realizar em fevereiro. Um deles, no dia 26, é destinado a um público jovem adulto (maiores de 16 anos), mas todos podem participar.
Conheça as datas e locais de cada encontro (e inscreva-se através dos contactos em baixo).
2 de fevereiro (segunda-feira)
18 horas — “Lições”, de Ian McEwan, na Biblioteca Municipal de Carnaxide.
19 de fevereiro (segunda-feira)
18 horas — “Lolita”, de Vladimir Nabokov, na Biblioteca Municipal de Oeiras.
26 de fevereiro (segunda-feira)
18 horas — “Lisboa Noir”, de Luís Corte Real, na Biblioteca Municipal de Carnaxide e online na plataforma Discord. É este o encontro destinado ao grupo de jovens adultos, mas aberto a todos. Para saber mais informações e como se inscrever, contacte o número 210 977 430 ou o email ana.cruz@nulloeiras.pt.
28 de fevereiro (quarta-feira)
18 horas — “Orlando”, de Virigina Woolf, na Biblioteca Municipal de Algés.
Para mais informações relativas aos eventos na Biblioteca Municipal de Algés, situada no Palácio Ribamar, na Alameda Hermano Patrone, na Cruz Quebrada, pode ligar para o número 214 406 340 ou enviar email para maria.cruz@nulloeiras.pt.
Para a Biblioteca Municipal de Carnaxide, que fica na Rua Cesário Verde, naquela localidade, o contacto telefónico é o 210 977 434 e o email é josefina.melo@nulloeiras.pt. Já para informações relativas à Biblioteca Municipal de Oeiras, na Av. Dr. Francisco de Sá Carneiro, ligue para 214 406 340 ou envie email para maria.rijo@nulloeiras.pt.
Os fãs de leitura, e que não conseguem parar de comprar novos livros, vão ficar felizes por saber que na livraria solidária Heróis com Capa, há obras entre 1 e 5€. Carregue na galeria para conhecer a nova loja em Carnaxide.