“Linha do tempo” é a nova exposição de pintura da autoria do artista José Manuel Castanheira, inaugurada esta sexta-feira, 6 de junho, e que vai estar patente até 15 de novembro, em Oeiras.
A mostra reúne um conjunto de 15 desenhos do artista, que constituem interpretações da obra “Angola a Branco e Preto”, de Neves e Sousa. O trabalho de José Manuel Castanheira integra o projeto acolhido pela Livraria Municipal Verney desde 2019, que consiste em apresentar exposições de ilustradores que reinterpretam a obra do consagrado pintor.
Descrita como um “ mergulho no imaginário de uma outra África, evocando fragmentos de um lugar e um tempo que nunca viveu”, a obra “retrata com uma intensidade única: memórias e geografias imaginadas através de uma linguagem visual única em cor, simbolismo e referências culturais.”
José Manuel Castanheira é um artista reconhecido nacional e internacionalmente pelos seus trabalhos nas áreas da cenografia, arquitetura e artes plásticas, utilizando a pintura como forma de evocar e recriar o passado.
A exposição é gratuita e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, e sábados das 10 às 17 horas.