cultura

Lisboa e Porto vão receber concertos-teste para decidir se este ano há festivais de verão

Será uma das medidas que resultam das conversas que tem havido entre o setor dos eventos musicais e o Ministério da Cultura.
As promotoras querem ter festivais este ano.

Como a NiT noticiou em janeiro, as promotoras dos festivais de música têm tido encontros regulares com o Ministério da Cultura para propor medidas e averiguar a possibilidade de os grandes eventos se realizarem já este ano.

Segundo o “Observador”, há um grande passo a ser desenvolvido nesse sentido. Lisboa e Porto vão receber “eventos-piloto”, que serão concertos de média dimensão, e que vão funcionar como teste. Podem acontecer já em abril, sendo que está dependente das datas do desconfinamento.

O modelo que está a ser ponderado e a ser defendido pelo setor é o dos “festivais-bolha”, em que só podem participar pessoas que testem negativo à Covid-19, com ou sem vacina. É uma medida semelhante à que tem sido tomada na aviação e que está a ser pensada noutros países.

O objetivo dos “eventos-piloto” será avaliar o comportamento dos participantes, perceber qual é a lotação indicada, se é necessário ou não obrigar ao distanciamento físico ou ao uso da máscara. Ainda não está definido se serão lugares sentados ou de pé nem se os testes à Covid-19 serão feitos no local ou se, como no caso da aviação, podem ser feitos alguns dias antes.

O “Observador” acrescenta que o próximo encontro do setor com o governo deve acontecer a 4 de março.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA