Os looks arrojados da protagonista e as cenas demasiado sensuais para a época fizeram com que, em 1991, “Tieta” fosse alvo de controvérsia em Portugal. A novela brasileira enfrentou ameaças de censura e tentativas de boicote por ser considerada imoral. Durante os meses em que foi exibido, o governo português recebeu inúmeras queixas de políticos e associações civis, especialmente por ser transmitida em horária nobre.
A 16 de junho, a produção voltou à Globo Portugal, onde são transmitidos episódios diariamente pelas 13 horas e 0h35. A obra é a adaptação do romance “Tieta do Agreste”, de Jorge Amado, publicado em 1977
A trama desenrola-se na fictícia vila de Santana do Agreste, no nordeste brasileiro, e começa com a jovem Tieta, interpretada por Cláudia Ohana, a ser expulsa de casa pelo pai, Zé Esteves (Sebastião Vasconcelos), que estava chocado com o comportamento livre da filha.
Humilhada, a miúda parte para São Paulo sem nada em seu nome. 25 anos mais tarde, já adulta e interpretada por Betty Faria, regressa inesperadamente à vila. Rica e glamorosa, tem apenas uma missão: vingar-se de quem a maltratou. A sua chegada promete, claro, abalar a pacata vida local, sobretudo a da sua irmã Perpétua, que também foi responsável pela sua expulsão.
Nos anos 90, a novela foi exibida em vários países, incluindo México, Chile, Guatemala, Peru, República Dominicana e Uruguai. Até hoje, Betty Faria — que tem 84 anos — é frequentemente reconhecida pelo papel.
“A Tieta foi muito importante para a minha vida e carreira. Vivemos momentos inesquecíveis naquela época, que dariam vários capítulos de um livro. A novela correu mundo e até hoje sou lembrada. Às vezes entro num táxi e o motorista diz: ‘É a Tieta, reconheci pela voz’”.
A produção conta com outras personagens icónicas, como Bafo de Bode, interpretado por Bemvindo Sequeira, as beatas Cinira (Rosane Gofman) e Amorzinho (Lília Cabral), a misteriosa Mulher de Branco e os casais Timóteo (Paulo Betti) e Elisa (Tássia Camargo).
Carregue na galeria para conhecer algumas das séries e temporadas que estreiam em junho nas plataformas de streaming e canais de televisão.