cultura

Junte-se ao grupo de leitores das Bibliotecas Municipais de Oeiras este verão

Saiba quando e onde vão decorrer os próximos encontros e quais são os livros que serão discutidos.
A Praia de Caxias será um dos cenários.

Ler livros e depois poder falar sobre eles é um dos prazeres dos book lovers. Discutir as atitudes e sentimentos das personagens, os twists na narrativa e os finais de cada história, são um bónus à experiência de leitura e enriquecem-na pela partilha criada entre diferentes pessoas com a mesma paixão. É precisamente esse o ponto forte dos clubes de leitura.

Se gostava de fazer parte de um, mas não sabe por onde começar, que tal juntar-se aos encontros do grupo de leitores das Bibliotecas Municipais de Oeiras? Esta é mais uma das iniciativas que têm vindo a criar para aproximar os munícipes dos livros, com eventos todos os meses, onde se gera uma conversa em torno dos livros escolhidos previamente. 

As sessões são moderadas pelos técnicos de cada biblioteca. Num ambiente informal e descontraído, o espaço serve para partilhar opiniões sobre um mesmo livro, o entusiasmo sobre as histórias que vai conhecendo, opiniões sobre as personagens, trocar ideias de como a narrativa se foi desenvolvendo e elogiar ou criticar um final. Poderá até descobrir novos autores e realizar leituras que talvez, de outra forma, não fizesse. Todas as opiniões são válidas e bem-vindas.

Entre julho e agosto vão acontecer sete encontros mas, ao contrário dos outros meses, apenas três (os dois de julho e um em agosto) terão lugar nos espaços das bibliotecas municipais. É que os outros quatro, por estarmos em pleno verão, e com tantas pessoas de férias, vão decorrer nas várias praias do concelho, ao ar livre. “Junte-se ao grupo de leitores das bibliotecas de praia e mergulhe na leitura”, convida a organização. 

Os livros que farão parte dos encontros veranis, nos areais do concelho (nos dias 1, 8, 17 e 25 de agosto) são obras que estão a fazer um grande sucesso junto do público português, como o best-seller da escritora francesa Valérie Perin ou a obra sobre livros que Matt Haig fez chegar aos tops de vendas. Pelo meio, estão duas das autoras mais lidas (e partilhadas nas redes sociais) por jovens leitores, como Colleen Hoover e Taylor Jenkins Reed. 

Tome nota da data, local e qual o livro que será discutido em cada encontro. Assim, poderá já avançar para as primeiras páginas de forma a conseguir lê-lo até à próxima sessão do grupo de leitores. 

Julho

26 (quarta-feira) às 18 horas — “Outrora e outros tempos” de Olga Tokarczuk, na Biblioteca Municipal de Algés.

31 (segunda-feira) às 18 horas — “As intermitências da morte” de José Saramago, na Biblioteca Municipal de Carnaxide. Este encontro é destinado a um público jovem adulto com mais de 16 anos, mas todos podem participar. 

Agosto

1 (terça-feira) às 17h30 — “Breve vida das flores” de Valérie Perin, no Forte de São Bruno, Praia de Caxias.

8 (terça-feira) às 17h30 — “Isto acaba aqui” de Colleen Hoover, na Praia de Paço de Arcos. 

17 (quinta-feira) às 17h30 — “Os sete maridos de Evelyn Hugo” de Taylor Jenkins Reed, na Praia da Torre.

23 (quarta-feira) às 18 horas — “Elegia para um americano”, de Siri Hustvedt, na Biblioteca Municipal de Algés.

25 (sexta-feira) às 17h30 — “A biblioteca da meia-noite” de Matt Haig, na Praia de Santo Amaro de Oeiras. 

Para saber mais informações relativas aos eventos na Biblioteca Municipal de Algés, situada no Palácio Ribamar, na Alameda Hermano Patrone, na Cruz Quebrada, pode ligar para o número 210 977 480 ou enviar email para maria.cruz@nulloeiras.pt. Para a Biblioteca Municipal de Carnaxide, que fica na Rua Cesário Verde, naquela localidade, o contacto telefónico é o 210 977 430 e o email é ana.cruz@nulloeiras.pt.

Se quiser informações relativas à Biblioteca Municipal de Oeiras, situada na Av. Dr. Francisco de Sá Carneiro, ou relacionadas com os encontros de leitores nas praias do concelho, ligue para 214 406 340 ou envie email para rute.a.oliveira@nulloeiras.pt.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA