cultura

Jornada Mundial da Juventude está de volta a Oeiras, agora numa exposição de fotografia

A inauguração da mostra, presente no Parque dos Poetas, acontece este domingo, 12 de novembro.
Oeiras acolheu 20 mil peregrinos.

Três meses depois de vermos o concelho de Oeiras (e o País inteiro, no geral) parar, para receber o maior evento juvenil católico do mundo, este volta a fazer parte da vida cultural dos oeirenses. Mas, desta vez, apenas em imagens. É que o município revelou que vai realizar uma exposição de fotografia, intitulada “Oeiras na Jornada Mundial da Juventude”, para dar a conhecer à população “os melhores registos fotográficos daquela semana”.

A inauguração está marcada para este domingo, 12 de novembro, pelas 11 horas, com a presença do presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais. Decorre na fase 2 do Parque dos Poetas, onde a mostra se irá manter durante quase um mês, até dia 10 de dezembro. 

“A Jornada Mundial da Juventude foi um marco para o nosso concelho e uma experiência única para aqueles que colaboraram e presenciaram em primeira mão tudo o que aconteceu ao longo daqueles dias”, refere a autarquia. “São momentos inesquecíveis que podem ser agora vistos por todos”, conclui.

A Jornada Mundial da Juventude 2023 realizou-se entre os dias 1 e 6 de agosto. Apesar de o centro da ação ter sido em Lisboa, o evento também passou pelo concelho de Oeiras. Este foi um dos municípios escolhidos para receber o Papa Francisco, cujo encontro com os voluntários aconteceu no último dia do evento, 6 de agosto, no Terrapleno de Algés.

Uma exposição ao ar livre.

As imagens foram registadas por fotógrafos da autarquia de Oeiras, nas diversas iniciativas que decorreram no concelho ao longo dos vários dias do evento. Desde as celebrações realizadas para receber os peregrinos, à rotina dos mesmos, às atividades em que foram participando e ao grande momento de encontro com o Papa, as imagens eternizam momentos únicos que registaram a presença de milhares de pessoas vindas de todo o mundo, em Oeiras.

“O Município de Oeiras orgulha-se de ter feito parte desta organização com um papel ativo nos eventos que aconteceram no concelho, com destaque para a presença de Sua Santidade, o Papa Francisco, no encontro com os voluntários, no Passeio Marítimo de Algés, bem como no acolhimento de mais de 20 mil jovens peregrinos, de várias nacionalidades, que encheram de cor e alegria as ruas do concelho, proporcionando vivências e memórias únicas”, refere o município. 

Quando for ao Parque dos Poetas visitar a exposição, passe pelo quiosque Copo dos Poetas para relaxar, beber um café ou um copo de vinho, ao final da tarde. Carregue na galeria para ver imagens do espaço. 

ver galeria

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA