Oeiras vai receber três espetáculos do mentalista português João Blümel. “ExperiMental” é a oitava produção do artista, totalmente centrada em truques de mentalismo. A performance é baseada em princípios ilusionistas e técnicas de influência e interpretação de linguagem corporal para tentar adivinhar o que as pessoas estão a pensar — ou que decisões vão tomar.
Acredite-se mais ou menos neste tipo de fenómenos, há quem goste de assistir às atuações por puro entretenimento. Promovido pela Câmara Municipal de Oeiras, os espetáculos vão decorrer no Auditório Municipal José de Castro, em Paço de Arcos. O primeiro acontece na próxima quarta-feira, 13 de dezembro, e os próximos estão marcados para os dias 20 e 27 de dezembro, sempre pelas 21h30.
“Este é mais um trabalho disruptivo e original, juntando o mentalismo clássico com a alta tecnologia. João Blümel reflete assim sobre o impacto da tecnologia nas nossas vidas e, em cada sessão, todos os espectadores são convidados a embarcar numa experiência em tempo real, imersiva e altamente interativa”, refere a organização.
Depois de esgotar várias salas às quais levou os anteriores espetáculos (como “Imprevisível”, “Eu Sei Que Tu Sabes Que Eu Sei” e “The True Influencer” — leia a entrevista da NiT, realizada em 2020, a propósito deste último), João Blümel regressa agora com um show “intimista, experimental e imersivo”, que procura dar resposta a uma questão que aborda um dos assuntos que mais tem estado na ordem do dia: “Será que a Inteligência Artificial e a Realidade Virtual conseguem ler a nossa mente?”.
Através de um conjunto de experiências psicológicas e podendo recorrer às mais recentes inovações hi-tech, como realidade virtual, realidade aumentada, redes sociais, gadgets tecnológicos e plataformas como ChatGPT, o público poderá fazer parte do espetáculo em palco, com o artista, mas também através do smartphone, a partir do seu lugar, com uma aplicação criada propositadamente para o show, tornando a experiência ainda mais imersiva.
“Tudo isto de uma forma descontraída e cheia de entretenimento, num espaço intimista, para apenas 100 pessoas, em que o mentalista as recebe como se estivesse na sua sala de estar, com um só objetivo: envolver todo o público numa fantástica experiência de alta tecnologia e mentalismo”, garante a organização.
O espetáculo, com duração de 75 minutos, está classificado para maiores de 12 anos. Os bilhetes custam entre 7,50€ a 10€. Pode adquiri-los no site da Ticketline.