cultura

Já ouviu falar em clubes do livro silenciosos? Poderá participar num em Oeiras

O encontro vai acontecer no dia 23 de março, na Livraria Municipal Verney. A entrada é livre.
Uma experiência diferente.

O conceito é simples: os leitores encontram-se numa livraria, num café, num jardim ou noutro local à escolha e lêem durante uma hora. Apesar de estarem reunidos, a regra pede que o façam em total silêncio, para ajudar na concentração. A ideia não é nova e, em vários países, é até uma prática recorrente. Tal como existem as festas silenciosas (em que cada pessoa dança a música que está a ouvir nos próprios fones), também foram criados os clubes do livro silenciosos. 

Em Portugal já existem alguns projetos com base nesta premissa e, em março, o conceito chega a Oeiras. A Livraria Municipal Verney vai receber um Clube do Livro Silencioso, “que pretende reunir amantes da leitura num ambiente acolhedor e informal”, refere. Pessoas com a paixão comum pela leitura, poderão passar o tempo juntas a fazer o que mais gostam, contrariando a ideia de que ler é um ato solitário.

O objetivo principal passa por “proporcionar uma experiência enriquecedora e inclusiva, onde todos os tipos de leitores são calorosamente recebidos, sejam eles aficionados por livros impressos, entusiastas dos e-books, devotos dos audiolivros ou apreciadores de histórias em quadrinhos”, convida o espaço. 

O encontro do clube está marcado para dia 23 de março, sábado, às 11 horas. Durante uma hora inteira, os participantes vão poder mergulhar nas páginas dos livros que estão a ler, sem interrupções ou outras distrações, numa atmosfera que incentiva a concentração na leitura. Vão, certamente, conseguir avançar alguns capítulos que, pela rotina acelerada do dia a dia, têm estado estagnados. 

No final do período de leitura, aqueles que desejarem poderão participar numa troca de ideias, com duração de 15 a 30 minutos, com partilha de impressões, recomendações e reflexões sobre as suas leituras recentes. “Este momento é projetado para agradar tanto aos mais introvertidos, que preferem a quietude da contemplação, quanto aos que se deleitam em animadas discussões literárias”, anota o Município de Oeiras, responsável pela organização do evento. 

A entrada é livre, mas sujeita a inscrição e com limite de vagas. Se não quer perder o lugar, inscreva-se através do número 21 440 83 29 ou do email livraria.verney@nulloeiras.pt.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA