O concelho de Oeiras vai receber um festival bem original entre os dia 9 e 13 de junho. O MAP – Mostra de Artes da Palavra é um evento pluridisciplinar e transversal que explora a palavra e a sua relação com outras disciplinas como tema central.
A iniciativa conta com diversos eventos a acontecer em várias localidades, com percursos que irão cobrir todo o concelho. A poesia, o foco central, estará presente na forma de música a artes plásticas, de conferências a workshops, debates, conversas e até culinária.
De destacar a Secreta Vida das Palavras, um concurso de fotografia que pretende promover a ligação entre imagem, palavra e música. Tanto poderá ser uma fotografia que inspira um poema, como uma música.
O júri do concurso irá depois selecionar 50 fotografias que materializem o conceito de comunidade. Mais tarde serão escolhidas dez imagens para serem distribuídas a cinco poetas ou escritores que irão escrever um texto, um poema ou uma letra específica para cada uma.
Por fim, as imagens e os textos serão enviados a cinco músicos que irão compor dez temas. No final, todo o trabalho será apresentado numa exposição e num espetáculo multimédia. As inscrições e envio de fotografias estão abertas até dia 15 de março.
Esta quinta-feira, 25 de fevereiro, foram revelados os escritores e músicos que vão participar. As cinco fotografias escolhidas serão atribuídas a Afonso Reis Cabral, João Tordo, José Luís Peixoto, Maria do Rosário Pedreira e Raquel Nobre Guerra. Já os compositores participantes serão: Benjamim, Catarina Munhá, JP Simões, Lavoisier e Tó Trips.