cultura

Já viu a escultura de homenagem a Nelson Mandela no Taguspark?

O busto, de madeira e poliéster revestida a aço inox cromado, é da autoria de Clo Bourgard.
Na Praça Nelson Mandela.

Se passou na Praça Nelson Mandela do Tagusparknos nos últimos dias, terá reparado que existe uma nova escultura com o rosto de Nelson Mandela. O busto, de madeira e poliéster revestida a aço inox cromado, é uma homenagem a esta figura marcante da história mundial e na defesa dos direitos humanos, da liberdade e da democracia.

Da autoria de Clo Bourgard, pode ser visitado todos os dias na Praça Nelson Mandela, junto ao Núcleo Central. A escultura é uma cabeça espelhada com dois metros de altura. O objetivo é observar esta figura, ao mesmo tempo que nos observamos a nós.

“Em 2019, fiz uma viagem à África do Sul, onde tive o privilégio de conhecer um pouco da cultura sul-africana e a sua ligação histórica intrínseca a Nelson Mandela. Chamou-me à atenção os telhados feitos em chapa metálica das favelas tribais fora das grandes cidades, designadas Shanty Town, que ao longe davam um efeito visual absolutamente incrível. Havia uma ansiedade intelectual de materializar tudo o que tinha visto numa peça de arte. Foi quando surgiu o convite por parte da Administração do Taguspark que todo esse processo criativo abstrato se materializou numa escultura feita em chapas metálicas como as Shanty town tribais”, descreve Clo Bourgard.

O busto de Nelson Mandela integra agora o Museu de Arte Urbana em desenvolvimento no Taguspark e que conta com obras de diversos artistas plásticos portugueses, entre os quais Clo Bourgard, Boldalo II, Osir, Gonçalo Mar, The Caver, Styler, Youthone e o grupo Rethorica Studio — relembre o artigo da New in Oeiras.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA