cultura

Já conhece a livraria BooksLive em Oeiras?

Abriu em fevereiro, mas encerrou logo após 22 dias por causa da pandemia. Reabriu no verão e está a ser um sucesso.
Fica nas Galerias Alto da Barra.

Ricardo Geraldes tem 38 anos, mais de dez deles foram passados entre livros. Trabalhou na Bertrand, no atendimento ao público, durante uma década, abriu uma livraria em Cascais com um sócio, em 2013, vendeu a sua parte em 2016 e abriu, este ano, a BooksLive em Oeiras.

“Escolhi Oeiras por achar que havia espaço para o projeto. Abri a 22 de fevereiro, mas fechei logo passados 22 dias devido à pandemia, para reabrir apenas em junho”, conta Ricardo Geraldes, à New in Oeiras.

O proprietário é formado em Gestão de Recursos Humanos e fez uma pós-graduação em Relações Laborais em Milão (Itália). Após empregos breves na área, foi para a Bertrand e foi lá que a paixão que já tinha por livros “se tornou um amor”.

A sua livraria, BooksLive, é generalista e independente. O grande lema é “fazer os livros brilharem”. A disposição é feita de forma a que cada exemplar tenha a capa bem visível.

Se fizer o cartão cliente, a cada 100€ de compras (que podem ser feitos em diversas vezes), ganha 10€ para gastar numa futura compra. Se optar por ser membro BooksLive, tem desconto direto de 10 por cento em novidades, e 15 por cento nos restantes livros.

“A pandemia veio atrasar tudo. Foi complicado porque houve um investimento inicial, e a renda teve de continuar a ser paga, mas o negócio até corre bem. Em junho, abrimos também uma loja online.”

No site, encontra todas as opções literárias disponíveis. A BooksLive fica no número 59 da Avenida das Descobertas, nas Galerias Alto da Barra, em Oeiras. Está aberta de segunda-feira a sábado, entre as 10 e as 20 horas, e domingo, das 10 às 14 horas.

Na livraria, existem ainda uma secção de “usados raros”, e outra de usados mais “normais”. Além disso, o espaço doa uma percentagem da venda desses livros usados a instituições. A mais recente foi a Liga Portuguesa Contra o Cancro.

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Galerias Alto da Barra, Avenida das Descobertas, 59
    2780-053 Oeiras
  • HORÁRIO
  • De segunda-feira a sábado das: 10:00
  • às: 20:00
  • Domingo das: 10:00
  • às: 14:00

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA