cultura

Já chegou o site que lhe conta tudo sobre as lojas históricas de Portugal

A versão digital do "Comércio com História" tem um portfolio com mais de 200 espaços icónicos.
O Café Majestic, no Porto, é um dos destaques

Lançado em 2019 em versão física, o pequeno livro que nos conta o passado de vários comércios históricos de Portugal está agora disponível para todos, numa versão digital e com um site próprio. A coletânea reúne mais de 200 lojas emblemáticas espalhadas por oito cidades.

O projeto que demorou três meses a completar inclui também desenhos destes locais feitos pelos Urban Sketchers. “Estiveram envolvidos 21 ilustradores, a equipa da Zest Books e a Direção-Geral das Atividades Económicas”, explica o Ministério da Economia e Transição Digital.

Nesta lista, a categoria mais representativa é a da restauração e hotelaria, com 48 espaços, caso d’A Brasileira ou d’A Veneziana em Lisboa, mas também o Café Âncora D’Douro no Porto, mais conhecido por Piolho. Fora das grandes cidades, encontra-se também o Café Calcinha em Loulé ou a Fábrica Santo António no Funchal.

A lista não se vai ficar por aqui, até porque há mais 50 espaços em processo de adesão. As candidaturas podem ser feitas a qualquer momento através do site oficial.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA