cultura

Isaltino anuncia candidatura de Oeiras a Capital Europeia da Cultura em 2027

O antigo secretário de Estado, Jorge Barreto Xavier, será o comissário da candidatura.
Um excelente concelho.

O Templo da Poesia, no Parque dos Poetas, recebeu no dia 23 de janeiro, quinta-feira, um debate que anunciou a preparação da candidatura de Oeiras a Capital Europeia da Cultura em 2027. 

O Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, destacou o antigo secretário de Estado e atual diretor municipal da Educação, Desenvolvimento Social e Cultura de Oeiras, Jorge Barreto Xavier, como comissário oficial desta candidatura.

“Nunca me passou pela cabeça que Oeiras fosse candidata a Capital Europeia da Cultura, mas a verdade é que temos tudo para uma candidatura muito forte e é muito importante Oeiras ganhar esta candidatura. Eu vou dar todo o gás à equipa, sendo que vamos ganhar sempre, seja qual for o resultado, porque vamos trabalhar muito”, afirmou Isaltino Morais durante a Conferência Preparatória.

Além da escolha do comissário, a conferência serviu para debater modelos organizacionais e atividades culturais de edições anteriores, características de desenvolvimento territorial do concelho de Oeiras e linhas orientadoras da Comissão Europeia para a candidatura. Robert Palmer, diretor de duas Capitais Europeias da Cultura (Glasgow, 1990 e Bruxelas, 2000), também esteve presente.

No final da conferência, Isaltino Morais ainda reconheceu o trabalho da Autarquia no desenvolvimento e preservação do património cultural e, nomeadamente, na recuperação da Estação Agronómica Nacional e no Convento da Cartuxa.

Portugal já recebeu o evento da União Europeia em Lisboa (1994), Porto (2001) e Guimarães (2012). Os concursos para a atribuição são lançados seis anos antes, pelo que o processo de escolha só será iniciado em 2021.

tags: Capital Europeia da Cultura, isaltino morais, município de oeiras, oeiras, união europeia

outros artigos de cultura

mais histórias de Oeiras