A Livraria Municipal Verney vai celebrar os seus 30 anos com várias iniciativas gratuitas, durante uma semana. A programação, que arranca a 19 de maio prolonga-se até 24 de maio, inclui workshops, um quiz literário com prémios, clubes de leituras e música.
Inaugurado em 1995, o espaço fica situada no centro histórico da vila de Oeiras. Desde a sua fundação, a Livraria tem participado em várias iniciativas culturais, em colaboração com instituições semelhantes, com o intuito de promover diferentes temáticas ligadas às artes e à cultura. Essas ações incluem exposições, lançamentos de obras, encontros culturais, projetos pedagógicos e parcerias com entidades culturais.
A Verney é também reconhecida como um ponto de encontro multicultural no município, acolhendo, desde 2008, uma exposição que aborda questões de diversidade cultural, nomeadamente as culturas afro-brasileiras. “Vamos celebrar estes trinta anos diariamente, com atividades relacionadas com a poesia, a literatura e a música, culminando num sábado bastante diversificado, repleto de animação e de abordagens às culturas africana, brasileira e portuguesa. Uma verdadeira festa da multiculturalidade”, promete a organização.
A primeira iniciativa realiza-se a 19 de maio, segunda-feira, às 14h30, e consiste numa tertúlia intitulada “Atenção Aos Outros”, com a participação de Manuel Barão da Cunha. Na terça-feira, 20 de maio, às 15 horas, realiza-se uma homenagem a David Mourão-Ferreira, uma figura fundamental na fundação do espaço, que incluirá uma conversa seguida de um espetáculo musical.
Durante a cerimónia, serão recitadas poesias de Cabo Verde, músicas tradicionais portuguesas e temas populares brasileiros. O fado também marcará presença, com atuações de Simone Ribeiro, Manuel Valle-Domingues e Helena Gallis.
Já na quarta-feira, 21 de maio, às 15 horas, realiza-se uma sessão comemorativa do centenário do nascimento do autor Luiz Pacheco, conhecido por ser escritor, editor, polemista, crítico literário e cultural, cuja vida foi marcada por episódios controversos e escandalosos. Considerado um autor maldito, a sua trajetória pessoal acabou por se transformar em tema de referência na literatura. No dia seguinte, 22 de maio, às 15 horas, haverá um momento especial de poesia recitada e cantada, com obras de David Mourão Ferreira.
O quiz literário está marcado para 23 de maio, sexta-feira, às 21 horas, e apresenta-se como um desafio para todos os leitores de Oeiras. “Considera-se um bom leitor ou mesmo um perito em literatura? Venha colocar à prova, com muito humor e boa disposição, os seus conhecimentos sobre livros, escritores, prémios literários, e outras curiosidades do mundo da literatura.”

No final do quiz, todos os participantes terão uma surpresa preparada. Embora a atividade seja gratuita, requer inscrição, que pode ser feita por email (livraria.verney@nulloeiras.pt) ou telefone (21 440 83 29).
O último dia das celebrações será 24 de maio (sábado) e, por isso, a livraria preparou uma programação mais extensa e variada. Às 11 horas, realiza-se o Silent Book Club – Clube do Livro Silencioso, uma reunião descontraída e acolhedora, onde durante uma hora, cada participante lê o seu livro em silêncio. No final, quem desejar, pode trocar ideias e reflexões sobre a leitura, num período de 15 a 30 minutos. Para participar nesta atividade gratuita, é necessária inscrição, que pode ser feita por email (livraria.verney@nulloeiras.pt) ou telefone (21 440 83 29).
Outro dos destaques é o “Encontro de Culturas – Dia de África e Tarde Multicultural”, com diversos momentos organizados pela livraria para celebrar também a diversidade da língua portuguesa, incluindo contos para as famílias, música, dança e especialidades das cozinhas brasileira e africana.
Às 11 horas, realiza-se a Roda de Contos Africanos para Crianças e Famílias, conduzida por Adriano Reis e António Gouveia, onde todos podem participar com as suas próprias histórias e contos de África. Às 14h30, terá lugar uma declamação de Poesia Africana por Daniel Nunes, e às 16 horas, uma apresentação do Coro de Leitura em Voz Alta – CLEVA, composto por vozes femininas que, de forma lúdica, pretendem celebrar a língua portuguesa.
Ao longo do dia, será possível provar pratos e petiscos típicos das cozinhas africana e brasileira. No final da tarde, a Livraria Municipal Verney acolhe atividades que prometem atrair muitos participantes, como o workshop de kizomba, conduzido por Oswaldo Magalhães. A partir das 17 horas, os participantes terão oportunidade de demonstrarem os seus talentos na dança.
Para fechar as celebrações, às 18 horas, Alisson Sousa vai orientar um workshop onde cada participante poderá aprender a preparar uma autêntica caipirinha brasileira. A participação nestas duas atividades requer inscrição, que pode ser feita por email (livraria.verney@nulloeiras.pt) ou telefone (21 440 83 29).