cultura

Há uma nova escultura incrível para descobrir em Porto Salvo

Foi inaugurada no dia 15 de julho e é da autoria de Moisés de Paulo, que pretende evocar os valores do espírito olímpico.
Para ver na Rotunda de Porto Salvo.

Há uma nova escultura no concelho de Oeiras que pode ser vista por todos. Se tem por hábito passar na Rotunda de Porto Salvo, certamente já a viu. Chama-se “Alegoria ao Desporto” e foi inaugurada pelo presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, no dia 15 de julho.

Da autoria de Moisés de Paulo, pretende evocar os valores do espírito olímpico. Esta é mais uma das iniciativas que surge no seguimento da política municipal de requalificação das rotundas do concelho.

O Município tem vindo a adjudicar o trabalho de vários escultores para estarem representados na proximidade de campos ou clubes desportivos, como é o caso das esculturas que já se encontram na Cidade do Futebol, em Caxias, e junto ao Estádio Municipal de Oeiras.

A escultura “Alegoria ao Desporto” é constituída por um grupo de elementos que descrevem uma narrativa simbólica em torno da atividade desportiva. Encontra-se na rotunda nas imediações do Atlético Clube de Porto Salvo e do Complexo Desportivo.

É possível ver um elemento vertical suportado por 4 arcos neogóticos, orientados perante os pontos cardeais e recordando o pórtico de catedrais, que simbolizam os estádios de atividade desportiva, tantas vezes chamados de “catedrais”.

Sobre cada arco, encontra-se uma figura em pedra, que representa um animal, fazendo alusão às mascotes das federações ou clubes. A unir os quatro arcos, ergue-se uma estrutura metálica suportando a chama, como símbolo olímpico.

Encontram-se ainda três elementos circulares com desenho de espirais, representando a evolução do desporto ao longo do tempo. Durante a noite, o conjunto é iluminado por luz projetada do solo.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA