cultura

Há uma nova escola de música e artes em Caxias para todas as idades

A Creative abriu a 9 de setembro. Nasceu da vontade de um casal de músicos, Ana e Ricardo, em criar um projeto para a comunidade.
Os miúdos podem aprender vários instrumentos.

Aprender a tocar instrumentos musicais, praticar ioga e meditação ou ter aulas de desenho e pintura, são atividades que talvez já tenha tido vontade de experimentar, ou até dar essa possibilidade aos seus filhos mas, no meio da rotina corrida, ainda não conseguiu encontrar os espaços ideais para apostar nestas formações. Ficará feliz por saber que, no início de setembro, abriu uma escola no concelho de Oeiras que reúne todas estas competências num espaço só. 

A Creative instalou-se em Caxias para dar vida a uma vontade antiga do casal Ana Seara, 38 anos, e Ricardo Mendes, 40 anos, ambos com carreiras ligadas à música. “Sou compositora, trabalho com vários agrupamentos e orquestras nacionais e internacionais e sou também professora na Escola Superior de Música de Lisboa, nos cursos de composição e tecnologias da música. O Ricardo é violinista e concertino da Orquestra de Câmara Cascais e Oeiras há mais de duas décadas. Há muitos anos que tínhamos este sonho de criar uma escola que pudesse combinar todas as artes”, conta Ana à NiO. 

É a diretora da Creative que explica de onde partiu a ideia: “Dávamos ambos aulas de música em colégios aqui do concelho de Oeiras e percebemos que, assim que terminavam o ciclo de ensino naqueles espaços, os miúdos procuravam connosco uma continuidade dessas aulas. Durante algum tempo, canalizávamos esses alunos para outras escolas, mas começámos a perceber que devíamos ter algo nosso”. 

Mais do que uma escola de música, o casal queria que este fosse um polo artístico, seguindo uma filosofia de vida que acredita no poder da arte como ferramenta de bem-estar. “Como indica o nosso logotipo, temos o ‘ative’ em letras maiúsculas, para que cada pessoa possa ativar a sua criatividade. Todos nós temos potencialidades criativas, mas por alguma vergonha ou imposições ao longo da vida, ficam adormecidas. Por isso, pretendemos integrar aqui todas as artes, para que os alunos possam dar asas à sua expressividade”, revela Ana. 

Situado em Caxias, este espaço foi pensado por Ana e Ricardo como um projeto para toda a comunidade. “Nós somos de Caxias, vivemos aqui, e queríamos trabalhar com a comunidade, com os vizinhos, com quem mora aqui perto. Não há muitos espaços destes aqui na zona. É um projeto nosso para todos, para os miúdos, para as famílias e até para quem está reformado”, refere Ana. 

A Creative — Music and Arts School é, assim, uma escola aberta a pessoas de todas as idades, desde bebés a seniores. “Temos aulas de música e ioga para bebés com meses, por exemplo. Mas também temos alunos com 40, 50 ou 60 anos que sempre quiseram estudar música e nunca conseguiram, e decidem finalmente começar a aprender um instrumento musical. Temos também vontade de trabalhar com lares e centros de dia”, sublinha a diretora da escola. 

A escola e os diferentes tipos de aulas

O espaço da Creative divide-se em dois pisos, com seis salas diferentes para o ensino das várias competências. No primeiro piso encontra-se a sala teórica e prática, para aulas de grupo como iniciação musical, onde os alunos estudam o fenómeno acústico, experimentam instrumentos, associam notas a cores e muito mais. Ao lado, situa-se a sala de ensino de piano e cordas. O espaço maior destina-se às aulas de ioga para adultos, miúdos e bebés, assim como para aulas de desenho e pintura. 

No piso de baixo, há uma sala de espera, onde os miúdos podem brincar e desenhar. Ali, estão situadas mais três salas, com diferentes objetivos. A primeira é um espaço multissensorial para miúdos com necessidades educativas especiais, “porque a escola pretende ser inclusiva”, sublinha Ana. Ao lado, encontra a sala da rock school, onde são ministradas as aulas de bateria, baixo e guitarra elétrica. O último espaço dedica-se à guitarra acústica e ukelele. 

O espaço da rock school.

“As aulas de instrumentos são individuais. Os horários são flexíveis consoante as necessidades de cada aluno. Aconselhamos sempre que venha fazer uma aula experimental, que pode marcar através do nosso telefone ou email. Depois, ao efetuar a matrícula, a marcação dos horários das aulas é feita com o professor. O puzzle dos horários é personalizado e montado consoante a vontade e o ritmo de cada um”, refere a responsável. “Aqui não há pressas, já que a criatividade é o nosso foco. Além de aprenderem tecnicamente a tocar algum instrumento, os alunos devem ter espaço para criar, para dar asas à sua expressividade artística”, conclui. 

A escola tem aulas de música a funcionar semanalmente, ao final da tarde, tanto da parte clássica, como da área de rock/pop, jazz e R&B, de teoria e iniciação musical. Por exemplo, algumas aulas de grupo têm horário fixo. As de iniciação musical, para miúdos com seis e sete anos, acontecem às terças-feiras, às 18 horas. Já para miúdos dos oito aos dez anos, estão marcadas para sextas-feiras, às 18h30. “Vamos abrindo mais turmas progressivamente, à medida que formos tendo mais procura”, garante a diretora. 

Mesmo que o seu filho tenha ainda poucos meses de vida, saiba que também há aulas de música que lhe são destinadas, aos sábados de manhã. “Temos uma parceria com a Flauta Mágica, um grupo de pessoas que trabalha especificamente com música para bebés e para miúdos dos três aos cinco anos, acompanhados pelos pais, para um primeiro contacto com a música e com os sons”. Há ainda sessões para grávida, aulas com musicoterapeutas e muito mais, “temos aqui vários professores especializados em cada uma das áreas”, garante Ana. 

O ioga é outra das atividades exploradas na Creative. Aos sábados de manhã, destina-se a bebés e miúdos pequenos. Para os adultos, as aulas acontecem às segundas e quartas-feiras, às 18h45. “Temos duas turmas abertas, os alunos podem optar por ir uma ou duas vezes por semana. Possivelmente vamos abrir outros horários”, revela. 

Já nos campos da pintura e desenho, escrita criativa, teatro e representação, as aulas vão funcionar em módulos de workshops, com uma periodicidade que ainda não está definida. “Vamos lançando as datas, os formadores e os destinatários, a seu tempo”, remata Ana. 

O ideal é contactar a escola para saber todos os horários do calendário escolar para este ano letivo. Pode enviar email para creativemusicartsschool@nullgmail.com ou ligar para o número 965 193 897. Pode também seguir a Creative no Instagram e Facebook, enquanto o site está a ser construído, para ficar a par das novidades e novas aulas que possam surgir. 

Em seguida carregue na galeria para ficar a conhecer os espaços da escola. 

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Rua do Loureiro 2A, Caxias
    2760-127 Caxias
  • HORÁRIO
  • Segunda a sexta das 14h às 20h30
  • Sábado das 9h às 13h

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA