“Redescobrir Alfred Hitchcock” é o tema deste ano das sessões de cinema clássico idealizadas por Lauro António, falecido em 2022, e agora feitas em sua homenagem. Ao longo do ano é exibido, semanalmente, um filme do realizador britânico no Auditório Municipal César Batalha, nas Galerias do Alto da Barra em Oeiras.
A iniciativa vem no seguimento das masterclasses de cinema realizadas pelo cineasta português, que tiveram início em 2018. Em cada ano, era escolhido um fio condutor para as películas em exibição. “Filmes que amo” e “Filmes dos anos 80” foram duas das seleções feitas pelo também professor, crítico, ensaísta e dinamizador cultural. Após a sua morte, o município de Oeiras decidiu dar continuidade ao projeto, como tributo à sua carreira.
É Frederico Corado, filho de Lauro António, que explica a temática escolhida para 2023. “Curiosamente o meu pai tinha deixado preparada esta masterclass sobre Hitchcock de forma a que a sua obra pudesse ser vista praticamente na íntegra”. O público terá, assim, a oportunidade de ficar a conhecer a fundo a obra cinematográfica daquele que é considerado o mestre do suspense.
“De dez em dez anos a revista ‘Sight & Sound’ organiza um inquérito entre críticos de cinema, de onde sai uma lista com os 100 melhores filmes de sempre. Durante os últimos dez anos ‘A Mulher Que Viveu Duas Vezes’, de Alfred Hitchcock, estava em primeiro lugar dessa lista, tendo ultrapassado ‘O Mundo a Seus Pés’, de Orson Welles, que se tinha mantido no primeiro lugar durante uns 50 anos”, conta Frederico.
“Ainda na lista dos 100 estão ‘Psico’ em 31.º lugar, ‘Janela Indiscreta’ em 38.º e ‘Intriga Internacional’ em 45.º, fazendo de Alfred Hitchcok um dos realizadores mais mencionados nessa lista”, sublinha. “Hitchcock era homem de convicções fortes, de obsessões firmes, de temática constante, de um rigor formal e estilístico que assombram. Ainda hoje a maioria dos seus filmes não se deixou corromper por uma ruga, não envelheceu um minuto e mantém uma modernidade de olhar e de construção que espantam”.
Este mês, vai poder assistir a cinco obras do final da década de 30 e início dos anos 40. Entre eles está “Desaparecida!”, um dos últimos filmes de Hitchcock no seu período britânico (o último seria o seguinte, “A Pousada da Jamaica”). Traz-nos a história de uma jovem rica e mimada que, ao viajar num comboio pela Europa, a caminho de Inglaterra, conhece uma simpática senhora. O problema é que, eventualmente, esta desaparece e todos no comboio negam a sua existência.
Este filme é, para muitos, uma verdadeira lição de cinema de entretenimento, com mistério, comédia e suspense. Tome nota dos títulos que serão exibidos em maio.
2 de maio
“Jovem e Inocente” (“Young and Innocente”) de 1937, com Nova Pilbeam, Derrick de Marney e Percy Marmont.
9 de maio
“Desaparecida!” (“The Lady Vanishes”) de 1938, com Margaret Lockwood, Michael Redgrave e Paul Lukas.
16 de maio
“A Pousada da Jamaica” (“Jamaica Inn”) de 1939, com Charles Laughton, Maureen O’hara, Leslie Banks.
23 de maio
“Rebecca” (“Rebecca”) de 1940, com Joan Fontaine, Laurence Olivier e Judith Anderson.
30 de maio
“Correspondente de Guerra” (“Foreign Correspondent”) de 1940, com Joel McCrea, Laraine Day e Herbert Marshall.
A entrada é gratuita, mas tenha atenção pois está limitada aos lugares disponíveis. É necessário levantar uma senha meia hora antes do início de cada sessão. Se tiver dúvidas ou quiser obter mais informações, saiba que pode fazê-lo através do email carlos.pinto@nulloeiras.pt ou do número de telefone 214 408 565. O Auditório Municipal Maestro César Batalha situa-se nas Galerias do Alto da Barra, em Avenida das Descobertas, nº 59, Oeiras.