Depois da exposição “Passado-Presente” da fotojornalista Patrícia de Melo Moreira, que esteve patente entre janeiro e fevereiro, o Taguspark volta a apostar numa mostra com imagens da autoria de um fotojornalista português. Desta vez, é João Porfírio que terá exposto um conjunto de fotografias da sua autoria no Núcleo Central do Taguspark.
“Brasis — O Brasil em 65 imagens” é o nome da mostra que retrata os vários “Brasis” que existem num só país, a partir da campanha presidencial brasileira do último ano. Este trabalho é o resultado de uma viagem de 35 dias, na qual o fotojornalista João Porfírio e o jornalista Carlos Diogo Santos passaram por vários pontos do Brasil, em reportagem para o jornal e rádio Observador. As 65 fotografias documentam, assim, as últimas eleições presidenciais do Brasil, que opuseram Jair Bolsonaro e Lula da Silva, com as divergências políticas e culturais que coexistem no país.
Ao longo da viagem, passaram por seis estados — Rio de Janeiro, Amazonas, São Paulo, Rio Grande do Sul, Distrito Federal (Brasília) e Bahia — podendo traçar assim o retrato dos diferentes “Brasis” que encontraram. “Uma realidade que é indispensável conhecer para compreender como vivem 208 milhões de pessoas, das grandes cidades ao interior da Amazónia, das favelas às praias paradisíacas”, pode ler-se na apresentação da exposição.
“Que ‘Brasis’ são esses?” é o que conta a lente de João Porfírio, em imagens que estarão em exposição no Taguspark, fazendo parte da programação do MAU – Museu de Arte Urbana, que tem por objetivo promover o pensamento crítico e contribuir para o bem-estar de quem visita e trabalha na Cidade no Conhecimento.
A inauguração da exposição está marcada para esta quinta-feira, 2 de março. Às 17 horas irá realizar-se uma conversa, de acesso público, sobre o Brasil. A abertura será feita por Eduardo Baptista Correia , Rudolf Gruner e João Porfírio, seguindo-se o programa da rádio Observador “Conversas à Quinta” que será gravado ao vivo no Taguspark e que conta com José Manuel Fernandes, Jaime Gama e Jaime Nogueira Pinto. Após a conversa, às 18 horas, haverá um cocktail e uma visita guiada com o autor das imagens, João Porfírio.
Fotojornalista e editor de fotografia, João Porfírio está atualmente no Observador, já tendo passado pela Agência Lusa, Semanário SOL e Jornal I. Do seu percurso profissional destacam-se reportagens em países como Iraque, Estados Unidos da América, França, Espanha, Reino Unido, Alemanha, Croácia, Sérvia, Turquia, Grécia, Hungria, Eslovénia, Marrocos e mais recentemente Ucrânia, onde esteve durante três meses, em 2022. Em Portugal cobre diariamente assuntos relacionados com política, sociedade e cultura.
Poderá visitar a exposição “Brasis — O Brasil em 65 imagens”, com curadoria do fotojornalista Filipe Amorim, de segunda-feira a sábado, das 9 às 19 horas, até 22 de abril no Núcleo Central do Taguspark, em Porto Salvo. A entrada é livre.
