Desde novembro que, um domingo por mês, pode levar os miúdos ao Auditório Municipal Ruy de Carvalho, em Carnaxide, para ver curtas-metragens de animação. Depois das edições de novembro e dezembro, a iniciativa “Filminhos Infantis à Solta pelo País”, que passa por várias cidades, está de volta ao concelho de Oeiras e acontece já este domingo, dia 12 de fevereiro.
Se está sempre à procura de atividades para entreter os mais novos no fim de semana, aqui está uma boa opção de programa para fazer em família. Todos os filmes escolhidos para exibição misturam entretenimento com conteúdos pedagógicos e em todas as sessões há, precisamente, uma ficha pedagógica entregue às famílias.
Nesta sessão de cinema infantil, os miúdos vão poder ver histórias divertidas, com mensagens bonitas e importantes, de várias partes do mundo, já que uma das características da iniciativa é precisamente dar a conhecer filmes de outros países. O evento está marcado para as 11 horas deste domingo, 12 de fevereiro, com nove curtas-metragens de animação para ver, o que resulta numa duração total de aproximadamente 60 minutos. A iniciativa dirige-se a miúdos com mais de três anos.
A primeira curta-metragem a ser exibida é “Na Natureza”, um filme suíço, lançado em 2021 por Marcel Barelli, com a duração de cinco minutos. “Os Tumblies”, com cinco minutos, chega da Holanda, assinado por Patrick Raats, em 2013. Também da Holanda, do mesmo ano, poderá ver “Saindo de casa”, de Joost Lieuwma, com sete minutos.
Da Argentina chega “A terra nas minhas mãos”, de 2016, pelas mãos de Nicolás Conte. Também poderá ver “O irmão grande” de Jesús Pérez e Elizabeth Huttermann, da Suíça, que conta a história de um menino e uma menina que maltratam um outro rapaz que é diferente, até descobrirem que, afinal, ele é o seu irmão mais velho.
Do programa também fazem parte “O Pequeno Rudy” da Letónia, criado em 2013 por Dace Riduze, com nove minutos; “Na Cidade”, filme francês, de 2017, feito por Anne Castaldo, Sarah Chalek, Elsa Nesme, Adrien Rouquié, com seis minutos e meio; e “As aventuras de Miriam: as manchas verdes”, com cinco minutos, criado por Priit Tender, da Estónia, em 2012.
A finalizar a sessão, com dez minutos de duração, estão as francesas “Fábulas delirantes 1”, de 2003, criadas por Fabrice Luang Vija. “Pegamos em três animais da floresta, juntamo-los todos, e por fim obtemos deliciosas fábulas repletas de ação e loucura: ‘A Galinha, o Lobo e o Elefante’; ‘A Galinha, a Raposa e o Elefante’; e ‘A Galinha, o Lobo e o leão'”, pode ler-se na sinopse.
A iniciativa, lançada em 2014, é organizada pela Associação Cultural Zero em Comportamento. Desde então, tem levado a sua programação a vários locais do País, em sessões para famílias e também para escolas. Um dos seus objetivos é “disponibilizar filmes de grande qualidade artística mas que, ao mesmo tempo, apresentam um conteúdo de significativo valor educativo e que, portanto, são perfeitos para os educadores, pais e professores, abordarem diversas questões fundamentais para o crescimento das crianças e jovens enquanto seres humanos conscientes e críticos do mundo em que vivemos”, pode ler-se no site.
A sessão para famílias custa 3€ por pessoa, com reserva e pagamento até ao dia da mesma. O valor sobe para 3,50€ caso não efetuar reserva e fizer o pagamento no próprio dia. Pode fazer a reserva online ou através do número de telemóvel 919 819 597. Para mais informações envie email para paulo.afonso@nulloeiras.pt ou ligue para o número de telefone 214 430 799. A abertura das portas faz-se 20 minutos antes do início da sessão, no Auditório Municipal Ruy de Carvalho, que fica no número 3, da Rua Cesário Verde, em Carnaxide.