cultura

“Filminhos Infantis à Solta pelo País” chega este domingo a Carnaxide

O Auditório Municipal Ruy de Carvalho vai receber o programa um domingo por mês. Os bilhetes custam 3€.
Há nove curtas-metragens de animação para ver.

Pais, tomem nota: a partir deste domingo, 6 de novembro, há cinema infantil para ver em Carnaxide. Um domingo por mês, vai poder levar os miúdos ao Auditório Municipal Ruy de Carvalho, para ver curtas-metragens de animação, no âmbito do programa “Filminhos Infantis à Solta pelo País”.

Esta iniciativa, organizada pela Associação Cultural Zero em Comportamento, foi lançada em 2014 e, desde então, tem levado a sua programação a vários locais do País, tanto em sessões para famílias, como também para escolas. Todos os filmes escolhidos para exibição misturam entretenimento com conteúdos pedagógicos.

A primeira sessão, dirigida a miúdos com mais de quatro anos, está marcada para este domingo, com início às 11h30. Serão exibidos nove filmes, com uma duração total de 52 minutos. A organização garante que todas as sessões incluem uma ficha pedagógica.

A primeira curta-metragem que vai poder ver é “Birra”, que conta a história de uma menina muito zangada porque a sua mãe a proibiu de ver televisão. O filme, com duração de cinco minutos, foi lançado em 1997 por Christa Moesker. Segue-se o espanhol “Guarda-Chuvas” (2020), de José Prats, com duração de dez minutos. Da Noruega chegam “As Aventuras do Lobinho Cinzento no Inverno” (2016) de Natalia Malykhina, com cerca de seis minutos.

Poderá ver também “O Barco” (2013) da Letónia, “A terra nas minhas mãos sem abelhas” (2016) da Argentina, “Os Tumblies em muitas brincadeiras” (2013) da Holanda, “O Rapaz Bolota” (2011) da Letónia, “A ovelha negra” (2020) da Suíça, e “Um polvo em apuros” (2020) de França. 

A sessão para famílias tem o valor de 3€ por pessoa. Pode efetuar as reservas online ou através do número de telemóvel 919 819 597. Para mais informações envie email para paulo.afonso@nulloeiras.pt ou ligue para o número de telefone 214 430 799. A abertura das portas faz-se 20 minutos antes do início da sessão, no Auditório Municipal Ruy de Carvalho, que fica no número 3, da Rua Cesário Verde, em Carnaxide. 

A próxima sessão, no concelho de Oeiras, está marcada para o dia 11 de dezembro, domingo, no mesmo local, a partir das 15h30. Ainda em novembro, a iniciativa vai passar também por vários espaços de Lisboa, Cascais, Lourinhã, Tomar, Moita e Évora. 

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA