cultura

Festival World Academy traz espetáculos produzidos por jovens talentos a Carnaxide

De 25 a 28 de julho há teatro, música, cinema e moda para ver neste evento produzido pelos alunos dos vários cursos da escola.
Edição de 2022. Foto de Diogo Pereira, World Academy.

Música, teatro, cinema, moda e produção de eventos, numa mostra de criatividade, empenho e talento. É isto que vai encontrar no Festival World Academy, que decorre entre 25 e 28 de julho, no Auditório Ruy de Carvalho, em Carnaxide. É nestas datas que se realiza mais uma edição deste evento, que acontece todos os anos, onde cada dia é dedicado a uma área diferente, dentro daquelas que fazem parte do ensino da World Academy.

A escola de formação profissional, que nasceu em 2015 e está sediada em Carnaxide, tem cursos de longa duração de Cinema e Televisão, Imagem, Artes Digitais, Comunicação, Eventos e Espetáculos, Música e Som, com algumas formações mais curtes dentro destas áreas, assim como formações à medida. 

Para este evento de fim de curso, os alunos colocam em prática todos os conhecimentos adquiridos ao longo do ano letivo, já que é totalmente programado e produzido por eles. Familiares, amigos e público em geral podem, assim, assistir ao trabalho que os jovens desenvolveram nos últimos meses, formando uma nova geração de talentos que quer vir a dar a cartas no mercado do audiovisual, comunicação e eventos.

O festival decorre durante quatro dias, com mais de 100 pessoas em palco entre músicos, atores, modelos, convidados e artistas de outras áreas. Cada dia terá diferentes espetáculos e performances. A programação é a seguinte.

25 de julho (terça-feira)

21 horas — Agulha: evento de apresentação dos projetos de Criação Musical, produzido por Music & Marketing Management. “Um dia dedicado a talentos emergentes, que promete surpreender e encantar o público com a identidade dos alunos de Criação Musical. Porquê Agulha? As agulhas têm o poder de unir e aqui queremos usá-las para unir as pessoas através da música”, refere a organização.

26 de julho (quarta-feira)

15 horas — Desfile de Moda: apresentação das coleções dos alunos de Design de Moda, com makeup e hairstyling de Produção de Moda.

21 horas — “Qui Pró Quo”: evento multidisciplinar de Produção de Eventos e Espetáculos T1. “Inspirado na expressão do latim ‘quid pro quo’, que significa ‘uma coisa pela outra’, o evento procura evidenciar a nova cultura portuguesa, caracterizada pela fusão da arte tradicional portuguesa com a contemporânea”, revela a apresentação do projeto. Será composto por um sketch alusivo à temática, uma talk com artistas e profissionais da área artística, moderado por Rita Marrafa de Carvalho e um showcase de artista a revelar.

27 de julho (quinta-feira)

15 horas — Teatro: apresentação das turmas de Acting I.

21 horas — “Música portuguesa com certeza”: evento multidisciplinar de Produção de Eventos e Espetáculos T1. “É uma conversa e showcase, que reúne artistas e agentes culturais, para fazer uma reflexão sobre a produção musical em Portugal e a sua valorização. Os alunos decidiram dar palco a esta temática, onde os convidados vão partilhar as suas experiências e pontos de vista sobre o crescimento e valorização da música nacional”, revela a organização.

28 de julho (sexta-feira)

17 horas — “Mesa redonda não tem cabeceira”: evento multidisciplinar de Produção de Eventos e Espetáculos T1. Junta 12 artistas num espetáculo que promove a identidade, igualdade e diversidade artística

21h30 — Exibição de curtas de ficção, animação e documentário.

O Festival World Academy é aberto ao público. O bilhete tem o valor de 5€ por evento (a reverter para os artistas), sendo gratuito para alunos e formadores da escola (mediante reserva). Pode comprar os bilhetes online, só tem de escolher o dia (ou dias) em que quer ir. Pode também seguir a página da escola no Instagram e Facebook para ficar a saber mais sobre o festival. 

Juntam-se alunos de váriás áreas. Foto de Diogo Pereira, World Academy.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA