cultura

Festival Internacional de Piano traz pianistas conceituados a Oeiras

O Auditório Ruy de Carvalho, em Carnaxide, recebe a segunda edição do festival.
Pode ouvir grandes pianistas.

O II Festival Internacional de Piano de Oeiras acontece no Auditório Ruy de Carvalho, em Carnaxide. Todos os domingos vai ter a oportunidade de assistir a recitais. De 23 de junho até 28 de julho vai poder ouvir alguns dos mais ilustres pianistas portugueses e estrangeiros.

As atuações dos artistas são sempre às 18 horas. O festival começa com a portuguesa Teresa da Palma Pereira dia 23 de junho; o polaco Piotr Anderszewski atua a 30; o russo Grigory Gruzman toca no dia 7 de julho; já o belga Jan Michiels é a 14; de Israel vem Irit Rub que atua dia 21, e o português Jorge Moyano atua no último dia do evento, 28 de julho.

Os pianistas vão tocar Bach, Prokofiev, Schumann, Beethoven, Chopin e Schubert. Como em outros anos, também haverá aulas com os artistas para jovens pianistas e alunos avançados de escolas de música do País e estrangeiras, que serão realizadas no Palácio da Flor da Murta.

Os alunos terão a oportunidade de ter aulas com quatro dos seis pianistas presentes neste festival, entre 6 e 19 de julho. Nestas sessões privadas, cada um dos artistas vai lecionar só dois dias, Grigory Gruzman nos dias 6 e 8 de julho, Jan Michiels a 11 e 12, Teresa da Palma Pereira nos dias 16 e 17 de julho e Jorge Moyano a 18 e 19.

Na abertura do Festival, vai haver uma homenagem a uma personalidade — desconhecida pelo público. Esta é escolhida por se ter distinguida no conhecimento, na criação, interpretação ou divulgação da música erudita em geral, ou do repertório pianístico em especial.

O evento tem como objetivo tornar o concelho de Oeiras como uma referência cultural, tentando proporcionar a todos o acesso a grande música e artistas. A entrada é gratuita e pode ir buscar o seu bilhete no dia do recital no auditório.

tags: Câmara Municipal de Oeiras, concerto, concertos, município de oeiras, Música, música clássica, oeiras, piano, recital