cultura

Festival Internacional de Piano de Oeiras está de volta com espetáculos gratuitos

Conte com concertos de música clássica todos os domingos, de 26 de junho a 31 de julho. Há também masterclasses e workshops.
Nikolai Lugansky é um dos pianistas convidados.

Junho está a ser, como é habitual, um mês rico em festas populares nas várias freguesias do concelho. Há concertos com músicos e bandas portuguesas e internacionais a acontecer todas as semanas para grande animação da comunidade oeirense. A NiO sabe que existem gostos musicais distintos no concelho e que muitos oeirenses são fãs de música clássica. Pois bem, vão ficar contentes por saber que o Festival Internacional de Piano de Oeiras (FIPO) está de regresso.

A 5.ª edição do evento conta com a participação de seis reputados pianistas nacionais e estrangeiros, que promovem a realização de inúmeros recitais ao longo do próximo mês. O primeiro acontece já este domingo, dia 26 de junho, com Teresa da Palma Pereira, às 21 horas. O local é sempre o mesmo: Auditório Ruy de Carvalho, em Carnaxide.

Pegue já na sua agenda para preencher os finais de tarde de domingo até 31 de julho, exceto no segundo fim de semana do mês, cujo espetáculo acontece no sábado, dia 9.

No dia 3 de julho, domingo, toca Jorge L. Prats. A 9 de julho, sábado, é Olga Kern, russo-americana que sobe ao palco. Já a 17 de julho, domingo, pode assistir ao recital do músico belga Jan Michiels. Uma semana depois, a 24 de julho, domingo, é António Rosado que dá música ao público. A fechar o festival, no dia 31 de julho, também ao domingo, estará o pianista russo, Nikolai Lugansky. Todos os recitais acontecem às 18 horas.

A iniciativa resulta de uma parceria entre a Academia de Música Flor da Murta e a Câmara Municipal de Oeiras. Segundo a organização, o FIPO é um evento cultural que coloca Oeiras no roteiro internacional dos festivais de música clássica, oferecendo à população o acesso gratuito a grandes espetáculos protagonizados por intérpretes de renome.

A entrada é livre, basta reservar o seu lugar através do site oficial. Para o recital deste domingo, 26 de junho, pode fazê-lo já através de um formulário online.

Na abertura do Festival, será homenageada uma personalidade (ainda por divulgar) que se tenha distinguido no conhecimento, na criação, interpretação ou divulgação da música erudita, em geral, ou do repertório pianístico em particular.

Tal como nos outros anos, o Festival é acompanhado de masterclasses destinadas a jovens pianistas e alunos avançados de escolas portuguesas e estrangeiras, que serão realizadas no Palácio da Flor da Murta, em Paço de Arcos.

É nesse mesmo espaço, que vai decorrer no dia 9 de julho, sábado, o workshop “Música e Emoções”, entre as 11 e 13 horas. Esta é uma iniciativa que irá explorar a expressão das emoções na música clássica, através de uma aula-concerto comentada, em que será abordada música de diferentes períodos e estilos.

Com uma contextualização histórica e exercícios lúdicos pretende-se que os participantes aprofundem a sua relação individual com a música, numa experiência diferente e criativa ligada à música clássica. O evento tem o valor de 15€ e destina-se a um público de todas as idades, com ou sem qualquer experiência musical.

O cartaz.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA