Se costuma ler a NiO com frequência, já sabe que todas as terças-feiras há filmes clássicos para ver em ambiente de cinema, em Oeiras. A iniciativa faz parte das masterclasses de história do cinema idealizadas pelo cineasta Lauro António, falecido em 2022, e agora feitas em sua homenagem, com o apoio do Município de Oeiras.
Desde 2018 que foram realizadas várias sessões, sob temas diferentes, desde os filmes da vida de Lauro António, até obras dos anos 80 que ele considerava imperdíveis. Para 2023, o tema escolhido foi “Redescobrir Alfred Hitchcock”, considerado um dos grandes realizadores da história do cinema pelo cineasta português.
“Continuamos com o trabalho que o meu pai construiu desde sempre, o de mostrar bom cinema e quem o faz. Ver, falar e escrever sobre cinema foi no que o meu pai trabalhou a vida toda, nós vamos tentar continuar esse trabalho e que melhor forma para o fazer que com aquele que foi um dos grandes realizadores da história do cinema”, refere Frederico Corado, filho de Lauro António.
Aquele que é considerado o mestre do suspense deixou um vasto legado cinematográfico, que ainda hoje tem uma verdadeira legião de fãs. “Curiosamente o meu pai tinha deixado preparada esta masterclass sobre Hitchcock, de forma a que a sua obra pudesse ser vista praticamente na íntegra”, conta Frederico. Hitchcock, que nasceu em 1899 no Reino Unido e faleceu em 1980 nos Estados Unidos da América, foi eleito pelo “The Telegraph” como o maior realizador da história da Grã-Bretanha e, pela Entertainment Weekly, como o maior do cinema mundial.
As sessões decorrem sempre às 16 horas no Auditório Municipal César Batalha, nas Galerias do Alto da Barra, em Oeiras. Este mês há cinco obras para ver ou rever, entre as quais, “Suspeita”, com o grande galã do cinema clássico, Cary Grant (1904-1986).
Todas elas datadas dos anos 40, estreadas entre os anos 1941 e 1944. Na última terça-feira do mês, 27 de junho, há dose dupla. A sessão começa com “Bon Voyage”, uma curta-metragem de 26 minutos, seguindo-se a longa-metragem “Mentira”, com 108 minutos.
Conheça a programação.
6 de junho
“O Sr. e a Sra. Smith” (“Mr. and Mrs. Smith”) de 1941, com Carole Lombard, Rober Montgomery e Gene Raymond.
13 de junho
“Suspeita” (“Suspicion”) de 1941, com Cary Grant, Joan Fontaine e Nigel Bruce.
20 de junho
“Sabotagem” (“Saboteur”) de 1942, com Priscila Lane, Robert Cummings e Otto Kruger.
27 de junho
“Bon Voyage” (“Bon Voyage”) de 1944, com John Blythe, Paulette Preney e Janique Joelle.
“Mentira” (“Shadow of a doubt”) de 1943, com Teresa Wright, Joseph Cotten e Macdonald Carey.
A entrada é gratuita, mas tenha atenção pois está limitada aos lugares disponíveis. É necessário levantar uma senha meia hora antes do início de cada sessão. Se tiver dúvidas ou quiser obter mais informações, saiba que pode fazê-lo através do email carlos.pinto@nulloeiras.pt ou do número de telefone 214 408 565. O Auditório Municipal Maestro César Batalha situa-se nas Galerias do Alto da Barra, em Avenida das Descobertas, nº 59, Oeiras.