cultura

Fãs de clássicos do cinema dos anos 80: estas masterclasses são para vocês

A iniciativa, idealizada por Lauro António, é agora uma homenagem ao cineasta que faleceu em fevereiro deste ano.
"Poltergeist" é um dos filmes que será exibido.

Todas as semanas estreiam novos filmes no cinema do Oeiras Parque, mas se é um apaixonado por cinema e não passa sem rever algumas películas mais antigas, saiba que há um sítio onde, todas as semanas, pode assistir a clássicos da sétima arte e saber mais sobre eles.

Falamos das masterclasses de cinema, idealizadas originalmente pelo cineasta Lauro António, e agora promovidas em sua homenagem. Como tributo à carreira do professor, crítico, ensaísta e dinamizador cultural, o município de Oeiras garante a continuidade do projeto durante todo o ano de 2022. As sessões decorrem no Auditório Municipal Maestro César Batalha, nas Galerias Alto da Barra, em Oeiras.

Depois da primeira masterclass “Filmes que eu amo”, em 2018, onde Lauro António apresentou uma seleção de 60 filmes que o marcaram ao longo da vida em 2019 surgiu a segunda parte desta iniciativa, com a apresentação de 50 películas. A prova do sucesso deste projeto é que em 2020 chegou a terceira temporada das masterclasses que, devido à pandemia, teve que ser interrompida, sendo posteriormente retomadas as exibições já em 2021. 

Para este ano, Lauro António preparou algo diferente e decidiu criar uma lista apenas com filmes dos anos 80. As “Masterclasses de História do Cinema Americano — Anos 80” tiveram início em janeiro, onde foram apresentados filmes de 1980, tal como aconteceu em fevereiro. Em março e abril foram exibidas películas que estrearam em 1981 e maio traz ao cartaz obras cinematográficas de 1982, ou seja, filmes que completam 40 anos desde a sua estreia, em 2022.

Um evento para apaixonados por clássicos do cinema.
Maio começou com a exibição do filme “Do fundo do coração” (One from the heart), realizado por Francis Ford Coppola, com a participação de Frederic Forrest, Teri Garr, Raul Julia e Nastassja Kinski. 
 
Conheça o resto da programação deste mês.
 

10 de maio

“A Felina” (Cat People) de Paul Schrader, com Nastassja Kinski, Malcolm McDowell, John Heard.
 

17 de maio

“48 Horas” (48 Hrs.) de Walter Hill, com Nick Nolte, Eddie Murphy, Annette O’Toole.
 

24 de maio 

“Veio do outro mundo” (The Thing) de John Carpenter, com Kurt Russell, Wilford Brimley, T.K. Carter.
 

31 de maio

“O Fenómeno” (Poltergeist) de Tobe Hooper, com Craig T. Nelson, JoBeth Williams, Beatrice Straight.
 
As sessões decorrem todas as terças-feiras às 16 horas, no Auditório Municipal Maestro César Batalha, nas Galerias do Alto da Barra, em Avenida das Descobertas, nº 59, Oeiras.
 
A entrada é gratuita, mas tenha atenção pois está limitada aos lugares disponíveis. Convém chegar cedo, até porque é necessário levantar uma senha meia hora antes do início de cada sessão. Se tiver dúvidas ou quiser obter mais informações, saiba que pode fazê-lo através do email carlos.pinto@nulloeiras.pt ou do número de telefone 214 408 565.
 
Carregue na galeria para saber algumas das próximas datas e filmes sob crítica no Auditório Municipal Maestro César Batalha.
 

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA