A poucos dias de encerrar e depois de quase nove meses de portas abertas ao público, a exposição “Amor Veneris — Viagem ao Prazer Sexual Feminino” continua a surpreender. Desta vez, a novidade é algo que manterá viva a memória do que a mostra foi e representou no seu todo. Será lançado um catálogo, em formato de livro, que retrata fotograficamente o espaço expositivo, a seleção de obras de 35 artistas nacionais e internacionais que lhe deram vida e ainda alguns textos a acompanhar.
O lançamento da publicação está marcado para esta sexta-feira, dia 3 de março, às 19 horas no Palácio Anjos, em Algés, com entrada livre. O convite é feito por Marta Crawford, co-curadora da exposição e fundadora do Musex – Museu Pedagógico do Sexo, responsável pela mesma, e pelo Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, entidade que apoiou o projeto desde o início. Ambos estarão presentes no evento.
Construída a partir do olhar de Marta Crawford, a publicação reúne várias imagens que representam a exposição, através das lentes de Fernando Guerra e António Jorge Silva. “Ao registar para a posteridade o universo artístico, científico e pedagógico que Amor Veneris encapsula, este catálogo procura fechar com chave de ouro o projeto que marcou a vida cultural do município de Oeiras ao longo dos últimos meses”, refere a organização.
Esta documentação é ainda acompanhada por artigos de vários autores, entre os quais Fabrícia Valente, Isabel Freire, Os Espacialistas, Sarah Chadwick e, ainda, Emília Ferreira, diretora do Museu Nacional de Arte Contemporânea, Patrícia Pascoal, psicoterapeuta e terapeuta sexual, e Rosa Monteiro, ex-secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, sobre a exposição e as temáticas que a compõem, contando também com o ensaio curatorial de Marta Crawford.
Veja a lista completa dos artigos presentes no catálogo:
— Apresentação (Isaltino Morais)
— Amor Veneris — Viagem ao Prazer Sexual Feminino (Marta Crawford)
— Pedagogia: Entre a Obra de Arte, Corpo e Espaço (Fabrícia Valente)
— Play Body — Cenas da Vida Interior de um Corpo Cenográfico (Os Espacialistas)
— Prazer Sexual, Satisfação Sexual e Orgasmo (Patrícia Pascoal)
— «Olha Mãe, eis-me de ventre liso e pernas abertas para a vida» (Isabel Freire)
— Uma História do Clitóris (Sarah Chadwick)
— Violência Sexual (Rosa Monteiro)
— As Muitas Pontas do Icebergue (Emília Ferreira)
O catálogo terá edição bilingue, em português e inglês. Com assistência editorial de Diogo Montenegro e consultoria editorial de David Rato, a publicação estará disponível para compra na bilheteira do Palácio Anjos.
“Amor Veneris — Viagem ao Prazer Sexual Feminino” é a primeira exposição do MUSEX — Museu Pedagógico do Sexo, realizada com o apoio do Município de Oeiras. A exposição enaltece o tema Amor Veneris (clitóris), numa perspetiva artística e científica, procurando promover uma experiência pedagógica, provocadora e irreverente. A mostra quis ainda levar o público a refletir sobre a pertinência do tema da sexualidade e do prazer sexual feminino, incidindo em temas como o consentimento e o não consentimento, a violência sexual sobre as mulheres e a resposta sexual feminina, entre outros.
Poderá visitar a exposição até à próxima quarta-feira, 8 de março, data em que se celebra o Dia da Mulher — e para o qual está a ser preparada uma programação especial. Os horários são: às terças, quartas, quintas e domingos das 11 às 19 horas, e sextas, sábados e feriados, das 11 às 20 horas. O bilhete custa 5€ e pode ser adquirido no Palácio Anjos ou online.
