“Quebra-Nozes” foi apresentado, pela primeira vez, a 18 de dezembro de 1892. É um dos três ballets compostos pelo compositor russo, Tchaikovski, tendo estreado em São Petersburgo, capital da Rússia imperial. Mais de um século depois, continua a ser um espetáculo reproduzido um pouco por todo o mundo, especialmente na época do Natal.
A tradição é também vivida no concelho de Oeiras já que, nos últimos anos, tem sido levada a palco uma adaptação interpretada pelos alunos do Estúdio de Dança de Carnaxide. Este ano, a performance regressa ao Auditório Municipal Ruy de Carvalho, em Carnaxide, já este fim de semana, dias 25 e 26 de novembro. No sábado, o espetáculo está marcado para as 21 horas e no domingo decorre às 16 horas.
Inspirada pela quadra e, à semelhança de anos anteriores, esta é uma iniciativa de cariz solidário. A entrada é gratuita, mas sujeita a uma condição: terá que levar um presente. Curioso? Nós explicamos: os bilhetes não têm qualquer valor monetário mas é pedido que, para assistir ao espetáculo, leve um presente para oferecer a um miúdo, com idade compreendida entre os zero e os 12 anos.
O objetivo do espetáculo é, precisamente, angariar vários tipos de presentes para os miúdos da Ludoteca — Fundação Marquês de Pombal e da Casa do Parque — CrescerSer, que irão também assistir à apresentação, acompanhados pelas suas monitoras. Assim, um presente equivale a uma entrada.
Todas as ofertas serão depois entregues às duas instituições, com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras e da União de Freguesias de Carnaxide e Queijas. Para reservar os seus bilhetes, deverá enviar um email para estudiodancacarnaxide@nullgmail.com ou ligar para o número 917 369 834, dizendo qual o dia em que quer assistir ao espetáculo e o número de pessoas que vão consigo.
Aproveite a ida a Carnaxide para conhecer também o restaurante Armazém d’Vinho, que abriu recentemente, com mais de 250 referências de vinhos nacionais e uma carta recheada de sabores bem portugueses.