cultura

Estes são os livros do grupo de leitores das Bibliotecas de Oeiras em fevereiro

Saiba quando e onde vão decorrer os próximos encontros. Há quatro obras em análise este mês.
Para os leitores oeirenses.

Todos os meses, as Bibliotecas Municipais de Oeiras promovem encontros de leitores, uma vez por semana, para se discutir um determinado livro. Se ainda não conhecia o projeto, aproveite para participar pela primeira vez, se já é presença assídua, saiba quais são os livros escolhidos para este mês. 

Fevereiro começa com um mergulho na obra de Annie Ernaux, escritora francesa, de 82 anos, que ganhou o Prémio Nobel da Literatura em 2022. Destaca-se por ter uma escrita onde se fundem a autobiografia e a sociologia, a memória e a história dos eventos recentes. Por ter sido distinguida com o maior prémio ligado à indústria literária, muitos dos seus livros ganharam novas ou renovadas edições por cá, através da Livros do Brasil. 

É ela a protagonista de três encontros ao longo deste mês, que também traz uma obra da escritora japonesa Michiko Aoyama e outra de Jessica Knoll, escritora norte-americana que viu a sua obra “A Rapariga Mais Sortuda do Mundo” (“Luckiest girl alive”) ser transformada num filme da Netflix, que estreou no segundo semestre de 2022 e que conta com Mila Kunis no papel principal. 

Todos eles são boas razões para participar nestes encontros de leitores que se caracterizam por serem um espaço de partilha de opiniões sobre um mesmo livro, uma troca de ideias sobre a história e o desenvolvimento da narrativa. Ali, pode elogiar ou criticar um final, partindo-se coletivamente, à descoberta de um autor, num ambiente informal e descontraído.

Esta é uma iniciativa que pretende chegar a todos aqueles que gostam de ler, mas sentem que não têm ninguém com quem conversar sobre os livros lidos. Os encontros acontecem nas três bibliotecas municipais do concelho, em Algés, Carnaxide e Oeiras.

Para fevereiro estão marcados cinco encontros. Dois deles são sobre o mesmo livro de Annie Ernaux e o último do mês é dedicado a um público jovem adulto (maiores de 16 anos) mas onde todos podem participar. Caso já tenha lido algum dos livros, marque na agenda o dia do encontro. Se ainda não leu, comece já a devorar as páginas, para poder depois poder participar na discussão partilhada. 

Conheça as datas e locais de cada encontro.

6 de fevereiro (segunda-feira)

18 horas — “Um Lugar Ao Sol Seguido De Uma Mulher”, de Annie Ernaux na Biblioteca Municipal de Oeiras.

13 de fevereiro (segunda-feira)

18 horas — “Um Lugar Ao Sol Seguido De Uma Mulher”, de Annie Ernaux na Biblioteca Municipal de Oeiras.

18 horas — “O Acontecimento”, de Annie Ernaux na Biblioteca Municipal de Carnaxide.

22 de fevereiro (quarta-feira)

18 horas — “O Que Procuras Está na Biblioteca”, de Michiko Aoyama na Biblioteca Municipal de Algés.

27 de fevereiro (segunda-feira)

18 horas — “A Rapariga Mais Sortuda do Mundo”, de Jessica Knoll na Biblioteca Municipal de Carnaxide e online.

Para saber mais informações relativas aos eventos na Biblioteca Municipal de Algés, situada no Palácio Ribamar, na Alameda Hermano Patrone, na Cruz Quebrada, pode ligar para o número 210 977 480 ou enviar email para maria.cruz@nulloeiras.pt. Para a Biblioteca Municipal de Carnaxide, que fica na Rua Cesário Verde, naquela localidade, o contacto telefónico é o 210 977 434 e o email é josefina.melo@nulloeiras.pt.

Se quiser informações relativas à Biblioteca Municipal de Oeiras, na Av. Dr. Francisco de Sá Carneiro, ligue para 214 406 340 ou envie email para rute.a.oliveira@nulloeiras.pt.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA