cultura

Este sábado há concerto de Páscoa no Convento da Cartuxa em Caxias

A Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras vai dar um espetáculo no dia 1 de abril. A entrada é gratuita.
Imagem da Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras.

Entre as celebrações da época pascal, já fazem parte da tradição os famosos espetáculos da Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras (OCCO). Este ano, o concerto de Páscoa, realizado no âmbito do programa “Clássicos em Oeiras”, vai decorrer no sábado, 1 de abril, num local muito especial. 

O Convento da Cartuxa, situado em Caxias, é o cenário escolhido. Pela sua “excelente acústica”, como descreve a autarquia, este espaço tem recebido com regularidade os concertos da OCCO, assim como os da Orquestra Metropolitana de Lisboa.

A par com o de Évora, este é um dos dois únicos conventos cartuxos portugueses, fundado no século XVII. “O edifício está inserido num conjunto construído numa propriedade de características agrícolas que engloba o núcleo mais antigo, composto pela igreja e dependências, e todos os edifícios levantados no século XX para instalar o reformatório, que se estendem por uma encosta suave”, conta a autarquia.

Se nunca visitou o monumento, esta é uma excelente oportunidade, até porque o concerto tem entrada gratuita (sujeita à lotação da sala). Está marcado para as 18 horas, mas convém chegar um pouco mais cedo para assegurar o seu lugar. 

O espetáculo será uma estreia absoluta do concerto “Tell Them I´ve Had a Wonderful Life”, African suite nº 27, do compositor alemão Sören Sieg. Conta com obras de J. S. Bach (dois violinos), solistas da Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras com o Maestro Leandro Alves, Sören Sieg e “Sempre Fida” de Johann Adolph Hasse, cantada pela soprano Vera Silva.

 

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA