cultura

Este mês são exibidos os últimos 3 filmes para “Redescobrir Alfred Hitchcock” em Oeiras

Pode vê-los nas próximas terças-feiras, dias 5, 12 e 19 de dezembro, nas Galerias do Alto da Barra. A entrada é livre.
Hitchcock realizou mais de 50 filmes.

Está a chegar ao fim a iniciativa que, ao longo deste ano, pretendia dar a conhecer, a fundo, a filmografia do realizador britânico Alfred Hitchcock, considerado o mestre do suspense. Nos últimos meses foram exibidas, semanalmente, as obras que marcaram não só a carreira do cineasta como a própria história do cinema, com filmes que figuram nas listas dos melhores de sempre, tais como “Psycho”, “Vertigo” ou “Janela Indiscreta”.

As sessões fazem parte de masterclasses do cinema, criadas pelo cineasta português Lauro António, realizadas no Auditório Municipal Maestro César Batalha, nas Galerias Alto da Barra, em Oeiras, em Oeiras. Desde 2018 até 2022, ano do seu falecimento, foram vários os temas que uniram os filmes em exibição desde “clássicos dos anos 80” à lista de favoritos do próprio. 

O Município de Oeiras decidiu continuar com as sessões, agora feitas em homenagem à carreira do professor, crítico, ensaísta e dinamizador cultural. E, mesmo ausente, o cineasta continuou a surpreendeu os fãs de cinema e desta iniciativa. “Curiosamente o meu pai tinha deixado preparada esta masterclass sobre Hitchcock de forma a que a sua obra pudesse ser vista praticamente na íntegra. Ficam a faltar apenas dois filmes do início de carreira”, conta Frederico Corado, filho de Lauro António.

“Continuamos com o trabalho que o meu pai construiu desde sempre, o de mostrar bom cinema e quem o faz. Ver, falar e escrever sobre cinema foi no que o meu pai trabalhou a vida toda. Nós vamos tentar continuar esse trabalho e que melhor forma para o fazer que com aquele que foi um dos grandes realizadores da história do cinema?”, sublinhou Frederico.

E assim foi. Depois de 50 filmes exibidos — que acompanham os primeiros anos de Hitchcock como realizador, até à fase áurea em que se mudou para os Estados Unidos da América e se tornou num dos mais famosos cineastas de Hollywood, trabalhando com as maiores estrelas das décadas de 50, 60 e 70 —, eis que chegam as três últimas longas-metragens desta iniciativa (e da sua carreira).  

“Intriga em Família” (ou “Family Plot”, no original), lançado em 1976 foi o último filme realizado por Hitchcock. O cineasta viria a morrer quatro anos depois, a 29 de abril de 1980, com 81 anos. 

Conheça os três filmes que fazem parte da programação em dezembro. 

5 de dezembro

Topázio” (Topazde 1969, com Frederick Stafford, Dany Robin e John Vernon.

12 de dezembro

Frenzy – Perigo na noite” (Frenzy) de 1972, com John Finch, Barry Foster e Barbara Leigh-Hunt.

19 de dezembro

Intriga em família” (Family Plot) de 1976, com Karen Black, Bruce Dern e Barbara Harris.

As sessões decorrem todas as terças-feiras, pelas 16 horas, no Auditório Municipal Maestro César Batalha, nas Galerias do Alto da Barra, em Oeiras. A entrada é gratuita, mas está limitada aos lugares disponíveis. É necessário levantar uma senha meia hora antes do início de cada sessão. Se tiver dúvidas ou quiser obter mais informações, saiba que pode fazê-lo através do email carlos.pinto@nulloeiras.pt ou do número de telefone 214 408 565.

Para além de uma boa sessão de cinema, os dias frios pedem outros prazeres que passam, por exemplo, por beber um chocolate quente. Carregue na galeria para descobrir alguns espaços no concelho de Oeiras que têm a bebida no menu. 

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA