cultura

Este mês regressam os encontros do grupo de leitores das bibliotecas de Oeiras

Saiba quando e onde vão decorrer e quais os livros que serão discutidos em cada um. A participação é livre.
Alguns decorrem na Biblioteca Municipal de Carnaxide.

Todos os meses, as Bibliotecas Municipais de Oeiras promovem encontros de leitores, uma vez por semana, para se discutir um determinado livro. A primeira leitura deste novo ano leva os leitores até ao Japão, já que é com uma obra de Kazuo Ishiguro que arranca a temporada de 2023. É já na próxima segunda-feira, 9 de janeiro, que acontece o primeiro encontro. 

Se lhe acontece frequentemente gostar muito de um livro e não ter ninguém com quem comentar a história, e sente falta de partilhar o entusiasmo pelas aventuras e personagens que vai descobrindo ao longo das páginas, então o ideal é juntar-se a outros leitores que leiam as mesmas obras. 

Num ambiente informal e descontraído, o espaço serve para partilhar opiniões sobre um mesmo livro, trocar ideias sobre a história e como a narrativa se desenvolve, elogiar ou criticar um final. Parte-se, coletivamente, à descoberta de um autor, numa iniciativa que chega a um grande número de pessoas, já que abrange as áreas de Oeiras, Carnaxide e Algés, onde estão localizadas as três bibliotecas municipais do concelho. 

Em janeiro estão marcados cinco encontros. Os dois primeiros são dedicados ao mesmo livro. Outro é apenas dedicado a poesia, e há ainda um destinado a um público jovem adulto (maiores de 16 anos) mas onde todos podem participar, que decorre a 23 de janeiro.

Caso já tenha lido algum dos livros, marque na agenda o dia do encontro. Se ainda não leu, comece já a devorar as páginas, para poder depois poder participar na discussão partilhada. 

Conheça as datas e locais de cada encontro.

9 e 16 de janeiro (segundas-feiras)

18 horas — “Klara e o Sol” de Kazuo Ishiguro na Biblioteca Municipal de Oeiras.

23 de janeiro (segunda-feira)

18 horas — “O que procuras está na biblioteca” de Michiko Ayoama na Biblioteca Municipal de Carnaxide e online na plataforma Discord.

25 de janeiro (quarta-feira)

18 horas — Sessão de partilha de poesias na Biblioteca Municipal de Algés.

30 de janeiro (segunda-feira)

18 horas —  “O Colibri” de Sandro Veronesi na Biblioteca Municipal de Carnaxide.

Para saber mais informações relativas aos eventos na Biblioteca Municipal de Algés, situada no Palácio Ribamar, na Alameda Hermano Patrone, na Cruz Quebrada, pode ligar para o número 210 977 480 ou enviar email para maria.cruz@nulloeiras.pt. 

Para a Biblioteca Municipal de Carnaxide, que fica na Rua Cesário Verde, naquela localidade, o contacto telefónico é o 210 977 434 e o email é josefina.melo@nulloeiras.pt.

Se quiser informações relativas à Biblioteca Municipal de Oeiras, na Av. Dr. Francisco de Sá Carneiro, ligue para 214 406 340 ou envie email para rute.a.oliveira@nulloeiras.pt.

Este artigo foi escrito em parceria com a Câmara Municipal de Oeiras.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA