cultura

Este mês pode ver “E.T. — O Extra-Terrestre” e outros filmes dos anos 80 no cinema

Estão marcadas sete sessões de masterclasses da história do cinema, criadas por Lauro António, em Oeiras.
E.T. — O Extra-Terrestre é exibido a 14 de junho.

Com a chegava de um novo mês, chegam também novas masterclasses de cinema, idealizadas pelo cineasta Lauro António — falecido em fevereiro deste ano — e agora promovidas em sua homenagem. Como tributo à carreira do professor, crítico, ensaísta e dinamizador cultural, o município de Oeiras garante a continuidade do projeto em 2022.

Para este ano, Lauro António preparou um conjunto de clássicos cinematográficos dos anos 80. Em junho serão exibidos filmes de 1982 e 1983. As sessões decorrem todas as terças-feiras, mas este mês conte com três exibições extra nos dias 15, 22 e 29 de junho, quartas-feiras.

Esta é, sem dúvida, uma iniciativa que satisfaz todos os cinéfilos oeirenses, já que podem rever alguns dos seus filmes favoritos num ambiente de cinema, que de outra forma não seria possível.

Depois da primeira masterclass “Filmes que eu amo”, em 2018, onde Lauro António apresentou uma seleção de 60 filmes que o marcaram ao longo da vida, em 2019, surgiu a segunda parte da iniciativa, com a apresentação de 50 películas. A prova do sucesso deste projeto é que em 2020 chegou a terceira temporada das masterclasses que, devido à pandemia, teve que ser interrompida, sendo posteriormente retomadas as exibições já em 2021.

Em 2022, Lauro António decidiu criar uma lista apenas com filmes dos anos 80. As “Masterclasses de História do Cinema Americano — Anos 80” tiveram início em janeiro, onde foram apresentados filmes de 1980, tal como aconteceu em fevereiro. Em março e abril foram exibidas películas que estrearam em 1981 e maio trouxe ao cartaz obras cinematográficas de 1982.

Conheça agora os filmes que estarão em exibição no mês de junho.

7 de junho

Blade Runner: Perigo Iminente” (Blade Runner), de Ridley Scott, com Harrison Ford, Rutger Hauer e Sean Young.

14 de junho 

E.T. — O Extra-Terrestre” (E.T. the Extra-Terrestrial), de Steven Spielberg, com Dee Wallace, Henry Thomas, Peter Coyote e Drew Barrymore.

15 de junho

Tootsie — Quando ele era ela” (Tootsie), de Sydney Pollack, com Dustin Hoffman, Jessica Lange e Teri Garr.

21 de junho

Os eleitos” (The Right Stuff), de Philip Kaufman, com Sam Shepard, Scott Glen e Ed Harris.

22 de junho

Impacto Súbito” (Sudden Impact), de Clint Eastwood, com o próprio, Sondra Locke e Pat Hingle.

28 de junho

Jogos de Guerra” (War Games), de John Badham, com Matthew Broderick, Dabney Coleman e John Wood Sharkey.

29 de junho

Os ricos e os pobres” (Trading Places), de John Landis, com Dan Aykroyd, Eddie Murphy e Denholm Elliott.

As sessões decorrem às 16 horas no Auditório Municipal Maestro César Batalha, nas Galerias Alto da Barra, em Avenida das Descobertas, em Oeiras.

A entrada é gratuita, mas tenha atenção pois está limitada aos lugares disponíveis. Convém chegar cedo, até porque é necessário levantar uma senha meia hora antes do início de cada sessão. Se tiver dúvidas ou quiser obter mais informações, saiba que pode fazê-lo através do email carlos.pinto@nulloeiras.pt ou do número de telefone 214 408 565.

Marque na agenda.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA