cultura

Este mês pode rever “Top Gun” e outros filmes dos anos 80 no cinema em Oeiras

Estarão em exibição todas as terças-feiras nas Galerias Alto da Barra. A entrada é livre.
Tom Cruise protagonizou Top Gun, em 1986.

Os cinéfilos — e saudosistas — oeirenses já não passam sem as sessões de cinema de terça-feira nas Galerias do Alto da Barra, em Oeiras. Os filmes em exibição, com mais de 30 anos, tornaram-se verdadeiros clássicos do cinema ou, pelo menos, assim eram considerados por Lauro António. 

O cineasta idealizou e organizou as “Masterclasses de História do Cinema Americano — Anos 80”, previstas para decorrer ao longo de 2022, antes de falecer em fevereiro deste mesmo ano. A Câmara de Oeiras decidiu, ainda assim, continuar a promovê-las, agora em homenagem à carreira do professor, crítico, ensaísta e dinamizador cultural, assegurando a continuidade do projeto até final do ano.

“Como tributo ao trabalho de divulgação da cultura cinematográfica que Lauro António protagonizou ao longo de toda a sua carreira, o município de Oeiras garante a continuidade do projeto em 2022. Foi um dos mais conceituados cineastas portugueses, tendo dado a honra a este município de colaborar, ao longo de décadas, em diversas iniciativas culturais com um profissionalismo e competência exemplares”, garantiu à New in Oeiras Carlos Alberto Pinto, responsável pela Divisão de Turismo e Gestão de Eventos no município, aquando da morte do cineasta.

Todas as semanas, sem exceção, são exibidos filmes dos anos 80, que marcaram gerações, e mesmo podendo revê-los na televisão ou em serviços de streaming, tem muito mais graça matar saudades dos nossos favoritos num ecrã maior, em ambiente de cinema — até porque muitos dos espetadores ainda não eram nascidos quando os mesmos estrearam há mais de três décadas.

Depois da primeira masterclass “Filmes que eu amo”, em 2018, onde Lauro António apresentou uma seleção de 60 filmes que o marcaram ao longo da vida, em 2019, surgiu a segunda parte da iniciativa, com a apresentação de 50 películas. A prova do sucesso deste projeto é que em 2020 chegou a terceira temporada das masterclasses que, devido à pandemia, teve que ser interrompida, sendo posteriormente retomadas as exibições já em 2021.

Para 2022, Lauro António decidiu criar uma lista apenas com filmes dos anos 80. As “Masterclasses de História do Cinema Americano — Anos 80” tiveram início em janeiro, onde foram apresentados filmes de 1980, tal como aconteceu em fevereiro. Em março e abril foram exibidas produções de 1981. Maio e junho trouxeram ao cartaz obras cinematográficas de 1982 e 1983 e julho deu destaque aos anos de 1983 e 1984. Em agosto, os espetadores puderam assistir a filmes de 1984 e 1985 e, em setembro, foram exibidas obras de 1985 e 1986.

Em outubro, mantém-se o mesmo ano, já que os quatro filmes em cartaz datam de 1986. As sessões começam às 16 horas, todas as terças-feiras (dias 4, 11, 18 e 25 de outubro).

São estes os filmes que poderá ver este mês.

4 de outubro

Nove semanas e meia” (Nine 1/2 weeks), de Adrian Lyne, com Mickey Rourke, Kim Basinger e Margaret Whitton.

11 de outubro

Conta Comigo” (Stand by me), de Rob Reiner, com Wil Wheaton, River Phoenix, Corey Feldman, entre outros.

18 de outubro

Top Gun — Ases Indomáveis” (Top Gun), de Tony Scott, com Tom Cruise, Kelly McGillis e Val Kilmer.

25 de outubro

A Mosca” (The Fly), de David Cronenberg, com Jeff Goldblum, Geena Davis e John Getz.

As sessões decorrem no Auditório Municipal Maestro César Batalha, nas Galerias Alto da Barra, na Avenida das Descobertas, em Oeiras. A entrada é gratuita, mas está limitada aos lugares disponíveis.

É necessário levantar uma senha meia hora antes do início de cada sessão. Se tiver dúvidas ou quiser obter mais informações, pode fazê-lo através do email carlos.pinto@nulloeiras.pt ou do número de telefone 214 408 565.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA