cultura

Este mês há filmes dos anos 80 para ver no cinema em Oeiras — a entrada é livre

"The Karate Kid", "Ghost Busters" e "Duna" são algumas das obras cinematográficas em destaque no cartaz.
O lendário "The Karate Kid" é exibido no dia 13 de julho.

Existem filmes que fazem parte da nossa vida, clássicos do cinema que vemos vezes sem conta. Se os apanhamos a dar na televisão, não conseguimos mudar de canal ou procuramos por eles em serviços de streaming para matar saudades. Mas, qualquer umas destas opções, pressupõe que sejam vistos num ecrã de televisão ou de computador. E se lhe dissermos que todos os meses pode ver clássicos cinematográficos dos anos 80 num ecrã de cinema?

É verdade, todas as semanas são exibidos filmes que marcaram gerações, no Auditório César Batalha, nas Galerias do Alto da Barra, em Oeiras. Esta é, sem dúvida, uma iniciativa que agrada aos cinéfilos oeirenses, já que podem rever alguns dos seus filmes favoritos num ambiente de cinema, que de outra forma não seria possível.

As sessões fazem parte das masterclasses de cinema, idealizadas pelo cineasta Lauro António — falecido em fevereiro deste ano — e agora promovidas em sua homenagem. Como tributo à carreira do professor, crítico, ensaísta e dinamizador cultural, o município de Oeiras garante a continuidade do projeto em 2022.

Depois da primeira masterclass “Filmes que eu amo”, em 2018, onde Lauro António apresentou uma seleção de 60 filmes que o marcaram ao longo da vida, em 2019, surgiu a segunda parte da iniciativa, com a apresentação de 50 películas. A prova do sucesso deste projeto é que em 2020 chegou a terceira temporada das masterclasses que, devido à pandemia, teve que ser interrompida, sendo posteriormente retomadas as exibições já em 2021.

Este ano, Lauro António decidiu criar uma lista apenas com filmes dos anos 80. As “Masterclasses de História do Cinema Americano — Anos 80” tiveram início em janeiro, onde foram apresentados filmes de 1980, tal como aconteceu em fevereiro. Em março e abril foram exibidas películas que estrearam em 1981, já maio e junho trouxeram ao cartaz obras cinematográficas de 1982 e 1983.

Em julho serão exibidos filmes de 1983 e 1984. As sessões decorrem todas as terças-feiras, mas este mês conte com quatro exibições extra nos dias 6, 13 e 20 e 27 de julho, quartas-feiras.

Conheça agora os filmes que estarão em exibição no mês de julho.

5 de julho

Os Marginais” (The Outsiders), de Francis Ford Coppola, com Matt Dillon, Patrick Swayze, Tom Cruise.

6 de julho

Cotton Club” (The Cotton Club), de Francis Ford Coppola, com Richard Gere, Gregory Hines, Diane Lane.

12 de julho

DUNA” (Dune), de David Lynch, com Francesca Annis, Leonardo Cimino, Dean Stockwell, Max von Sydow.

13 de julho

Momento da verdade” (The Karate Kid), de John G. Avildsen, com Ralph Macchio, Pat Morita, Elisabeth Shue.

19 de julho

Amadeus” (Amadeus), de Milos Forman, com Tom Hulce, F. Murray Abraham, Elizabeth Berridge.

20 de julho

Splash, a sereia” (Splash), de Ron Howard, com Tom Hanks, Daryl Hannah, John Candy.

26 de julho

Pesadelo em Elm Street” (A Nightmare on Elm Street), de Wes Craven, com John Saxon, Ronee Blakley, Johnny Depp.

27 de julho

Os caça-fantasmas” (Ghost Busters), de Ivan Reitman, com Bill Murray, Dan Aykroyd, Sigourney Weaver.

As sessões decorrem às 16 horas no Auditório Municipal Maestro César Batalha, nas Galerias Alto da Barra, em Avenida das Descobertas, em Oeiras. A entrada é gratuita, mas tenha atenção pois está limitada aos lugares disponíveis. Convém chegar cedo, até porque é necessário levantar uma senha meia hora antes do início de cada sessão. Se tiver dúvidas ou quiser obter mais informações, saiba que pode fazê-lo através do email carlos.pinto@nulloeiras.pt ou do número de telefone 214 408 565.

Uma iniciativa que decorre durante todo o ano.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA