cultura

Este Halloween traz Bruno Nogueira e Miguel Esteves Cardoso a Oeiras, mas não só

Entre os dias 28 e 31 de outubro, há diversas iniciativas alusivas ao Dia das Bruxas. Conheça a programação d'A Noite do Limbo.
É a quarta edição d'A Noite do Limbo.

Apesar de ser uma tradição em vários países, principalmente os anglo-saxónicos — como Estados Unidos da América, Canadá, Irlanda e Reino Unido —, o Halloween ultrapassou fronteiras e foi adotado por muitos outros, Portugal incluído. As séries e filmes de terror que nos chegam de Hollywood, acabaram por contribuir para que este imaginário fosse replicado nas festas celebradas na noite de 31 de outubro.

Por cá, chamamos simplesmente Dia das Bruxas, àquela que é a véspera do feriado cristão, Dia de Todos os Santos, assinalado a 1 de novembro. Considerada a noite mais assustadora do ano ou, pelo menos, aquela em que pode divertir-se a tentar sê-lo, multiplicam-se os eventos alusivos à data. Há quem goste de vestir a pele de personagens macabras e participar em festas com cenários sombrios, quem se abasteça de doces em casa para oferecer aos miúdos que vêm à procura de “doçura ou travessura” ou quem prefira iniciativas relativas ao tema mas mais comedidas. 

É o caso do Município de Oeiras, que não deixa passar a data em branco, promovendo atividades culturais, lúdicas e totalmente gratuitas. Pelo quarto ano consecutivo “celebramos em Oeiras aquilo a que chamamos A Noite do Limbo: aquela em que, segundo as mais antigas tradições, as fronteiras entre o mundo real e um outro se desvanecem”, refere. 

Segundo a organização, a iniciativa pretende convidar a “uma reflexão sobre as práticas pagãs ou mais cristianizadas que alimentam o nosso imaginário e apelam para o universo do inexplicável e, simultaneamente, ao terror e fascínio pelo reverso sombrio do mundo que conhecemos”.

O programa arranca na noite de sábado, 28 de outubro, que curiosamente será de lua cheia. Seguem-se outros eventos nos dias 30 e 31 de outubro, todos a decorrer na Livraria-Galeria Municipal Verney, que recebe anualmente a iniciativa, e o Auditório Municipal Eunice Muñoz, ambos situados no centro histórico de Oeiras.

Neste caso, ficam de fora os zombies, vampiros, monstros, fantasmas e lobisomens, para dar lugar a personalidades do panorama cultural português, em encontros abertos ao público. O humorista Bruno Nogueira e o escritor Miguel Esteves Cardoso são dois dos nomes que vêm a Oeiras, nesta ocasião, para uma conversa descontraída sob o tema “Em Portugal não se morre nada mal”. Os dois amigos já trabalharam juntos num projeto da RTP, chamado “Fugiram de casa dos seus pais”, onde se sentavam a conversar sobre variados temas. Vai poder, agora, assistir a uma destas conversas ao vivo, no dia 31 de outubro.

Tome nota de toda a programação.

28 de outubro (sábado)

21 horas — Sessão de cinema: “O Nevoeiro”, de John Carpenter, seguida de conversa com Pedro Mexia e José Mário Silva, na Livraria-Galeria Municipal Verney. Entrada livre, sujeita à lotação da sala.

30 de outubro (segunda-feira)

21h30 — Café dos Poetas: poetas malditos. Conta com a participação da poeta Raquel Nobre Guerra, do poeta José Anjos, do escritor Valério Romão e de Filipe Homem Fonseca, com moderação de Nuno Miguel Guedes e Associação Luchapa. Entrada livre, sujeita à lotação do espaço

31 de outubro (terça-feira)

21 horas — Contos Fantásticos para crianças por Rodolfo Castro (miúdos dos cinco aos 12 anos acompanhados por um adulto), com pinturas faciais e pinhata, na Livraria-Galeria Municipal Verney. A atividade é gratuita, mas sujeita às capacidade da sala, por isso é necessário inscrever-se através do número de telefone 214 408 329 ou do email livraria.verney@nulloeiras.pt. 

21h30 — Conversa “Em Portugal não se morre nada mal”, com Bruno Nogueira e Miguel Esteves Cardoso, no Auditório Municipal Eunice Muñoz. Entrada livre, sujeita à lotação do espaço.

23h30 — Baile no Limbo, com Leónia de Oliveira e Banda Balsol, na Livraria-Galeria Municipal Verney. A organização refere que haverá um presente surpresa para todos aqueles que forem mascarados. A atividade é gratuita, mas sujeita às capacidade da sala, por isso é necessário inscrever-se através do número de telefone 214 408 329 ou do email livraria.verney@nulloeiras.pt. 

Se não é propriamente fã de máscaras, mas quer participar em festas de Halloween, carregue na galeria para conhecer alguns vestidos, de várias marcas, que podem ser boas opções para a ocasião. 

ver galeria
Este artigo foi escrito em parceria com a Câmara Municipal de Oeiras.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA