Se já está a pensar nos programas que vai fazer com os miúdos ao longo do fim de semana, para os manter entretidos de forma lúdica, mas também pedagógica, temos a sugestão perfeita para domingo de manhã. A iniciativa “Filminhos Infantis à Solta pelo País” está de volta a Carnaxide no dia 12 de março, às 11 horas.
Desde novembro que o Auditório Municipal Ruy de Carvalho recebe este programa, um domingo por mês, que passa pela exibição de curtas-metragens de animação. As últimas edições foram um sucesso e depois de levar a sua programação a vários locais do País, em sessões para famílias e também para escolas, o evento regressa ao concelho de Oeiras.
A iniciativa, lançada em 2014, é organizada pela Associação Cultural Zero em Comportamento. Um dos objetivos é precisamente “disponibilizar filmes de grande qualidade artística mas que, ao mesmo tempo, apresentam um conteúdo de significativo valor educativo e que, portanto, são perfeitos para os educadores, pais e professores, abordarem diversas questões fundamentais para o crescimento das crianças e jovens enquanto seres humanos conscientes e críticos do mundo em que vivemos”, pode ler-se no site.
“Filminhos Infantis à Solta pelo País” promete, assim, divertir toda a família com curtas-metragens de animação, que misturam entretenimento com conteúdos pedagógicos. Ao todo serão sete filmes para ver, num total de 56 minutos.
A primeira curta-metragem a ser exibida é “Nicolas e Guillemette“, um filme francês de 2008, com a duração de nove minutos. Realizado por Virginie Taravel, conta a história de uma loja onde se vendem pequenos bonecos de cordas de plástico e onde Nicolas, o pequeno músico, é o único totalmente acabado. Certo dia acorda e decide construir Guillemette, uma pequena bailarina. Mas, por engano, ela transforma-se num monstro de mil cabeças.
Segue-se “Jonas e o Mar” que chega da Holanda, pelas mãos de Marlies Van der Wel. É de 2015 e tem cerca de 12 minutos. “Os Tumblies e os animais”, com cinco minutos, chega da Holanda, assinado por Patrick Raats, em 2013. Também poderá ver “A terra nas minhas mãos — OS R’s”, de 2016. Tem cinco minutos e é realizado por Nicolás Conte, que questiona “Existe forma de reduzir a quantidade de lixo que produzimos?”, refletindo sobre os três R’s: Reduzir, Reutilizar e Reciclar.
Da Holanda chega “O agricultor João”, de 2012, assinado por Arjan Wilschut, com 14 minutos. Segue-se “As aventuras de Miriam: a batedeira elétrica”, de Andrés Tenusaar, um filme da Estónia, lançado em 2012, com cinco minutos. A finalizar a sessão está o holandês “Pânico”, de Joost Nieuwma e Daan Velsink, lançado em 2015, com seis minutos, que reflete sobre as dúvidas dos pais na rotina diária: “Será que deixei a porta de casa aberta? Será que fechei as luzes? Será que o meu filho fica bem sozinho, durante a minha ausência?”.
O evento está classificado para maiores de três anos. A sessão para famílias custa 3€ por pessoa, com reserva e pagamento até ao dia da mesma. O valor sobe para 3,50€ caso não efetuar reserva e fizer o pagamento no próprio dia. Pode fazer a reserva online ou através do número de telemóvel 919 819 597. Para mais informações envie email para paulo.afonso@nulloeiras.pt ou ligue para o número de telefone 214 430 799. A abertura das portas faz-se 20 minutos antes do início da sessão, no Auditório Municipal Ruy de Carvalho, que fica no número 3, da Rua Cesário Verde, em Carnaxide.