Os finais de tarde dos domingos de verão têm local e hora marcada. Entre maio e setembro, a partir das 17 horas, o ponto de encontro é no Somersby Out Jazz. O festival de música regressou ao concelho de Oeiras pelo segundo ano consecutivo, já que em 2022 foi um sucesso, com mais de 60 mil visitantes ao longo de cinco meses.
Em 2023, a fórmula repete-se. Em cada mês, o evento estará num jardim diferente do concelho. Em maio, o arranque do festival acontece no Parque dos Poetas. O objetivo é “manter a cultura viva”, promover bons momentos e “convidar a desfrutar e conhecer os jardins de Oeiras”. Centenas de pessoas aceitaram o convite e rumaram àquele espaço nos dois primeiros domingos do mês (7 e 14 de maio), para passar uma agradável tarde de convívio e música, no meio da natureza.
A verdade é que este é um evento que atrai não só a população da zona, mas muitas pessoas de fora, que não querem perder a oportunidade de aproveitar o festival gratuito. A questão que se impõe é “quando é que muita gente é gente a mais?”. Pela enorme afluência registada nestes dois primeiros dias de festival, a organização tomou uma decisão.
A entrada é e continuará a ser gratuita mas, a partir do próximo domingo, 21 de maio, irá sofrer algumas restrições. Num comunicado divulgado esta quarta-feira, 17 de maio, o Out Jazz informa que irá limitar as entradas.
“Devido à enorme afluência ao Somersby Out Jazz, e tendo em consideração as condições de segurança, informamos que o evento passará a estar sujeito a restrições de lotação. Enche-nos de alegria ver um jardim cheio de pessoas que querem estar connosco e queremos manter esta energia, em segurança”, partilhou o festival nas redes sociais.
Assim, se quiser marcar presença no evento, o ideal é ir cedo ou poderá ter que ficar numa fila à espera de poder entrar (assim que a lotação estiver no limite, só será permitida a entrada de mais pessoas, consoante o número que for saindo). A 17.ª edição do festival volta a trazer artistas nacionais e internacionais que vão animar o público ao som de jazz, soul, funk e hip-hop. Este domingo, 21 de maio, tocam Mad Nomad e M.DUSA. No último domingo do mês, dia 28, é a vez de Lume e RAP Rendez-Vous.
Em junho, o evento muda-se para o Jardim da Quinta Real de Caxias. Em julho será a vez do Parque Urbano de Miraflores, em agosto o evento passa pelo Parque Urbano do Jamor e, em setembro, termina nos Jardins do Palácio Marquês de Pombal.
