cultura

Este ano, Oeiras viaja até à década de 70 com um novo ciclo de cinema norte-americano

As sessões gratuitas decorrem no Auditório Municipal César Batalha. Em janeiro, pode ver três filmes que marcaram a época.
"Os Homens do Presidente" estreou em 1976.

Cinéfilos oeirenses, há boas notícias. Aqueles que já se habituaram a passar pelas Galerias do Alto da Barra, em Oeiras, todas as terças-feiras para ver filmes clássicos ou contemporâneos que marcaram a história do cinema, vão poder continuar a fazê-lo em 2025. O Auditório Municipal César Batalha vai continuar a receber, semanalmente, as sessões que começaram com sugestões cinematográficas do cineasta Lauro António, em 2018, e agora continuam, com diferentes temas em cada ano. 

Nos próximos 12 meses, os espectadores vão poder voltar à “América dos anos 70”, já que é esta a temática do projeto em 2025. “Nos anos 70, nos Estados Unidos da América, estava em pleno a Nova Hollywood, ou a New Wave Americana, que tinha começado a aparecer pelos anos 60 e que se prolongaria até aos anos 80 com o surgimento de uma nova geração de realizadores”, começa por explicar o município, responsável pela organização da iniciativa.

Assim, este novo ciclo de cinema propõe ao público uma retrospectiva que pretende olhar para essa década norte-americana e compreender as alterações que veio provocar nas produções que se faziam até então.

“Uma geração onde o realizador passava a ter uma importância autoral diferente, sobrepondo-se muitas vezes aos estúdios que até aí eram quem decidia por completo o destino tanto comercial como artístico de todos os filmes”, acrescenta a organização. São disso exemplos filmes como “Bonnie and Clyde”, “The Graduate“, “Rosemary’s Baby”, “Night of the Living Dead” ou “Easy Rider”. 

Essa época ficou marcada pelas mudanças políticas e sociais naquele país, e pela inovação e pela revelação de grandes talentos do mundo do cinema, na realização e na representação. Foi nessa década que surgiram nomes como Martin Scorsese, Francis Ford Coppola, George Lucas, Woody Allen, Sidney Lumet, Bob Fosse, Clint Eastwood, Robert Altman, Richard Donner, John Carpenter, William Friedkin, George Roy Hill, Sam Peckinpah, George A. Romero, Brian De Palma, Terence Malick ou Michael Cimino.

Em janeiro, a programação arrancou esta terça-feira, dia 7, com o filme “Cabaret, Adeus Berlim” (1967). No entanto, ao longo do mês, poderá ver outras três películas, de forma gratuita. Todas elas consideradas filmes que vale a pena ver e rever. 

14 de janeiro

American Graffiti: Nova Geração” (1973), um drama e comédia de George Lucas, com Richard Dreyfuss, Ron Howard e Paul Le Mat. Tem duração de 110 minutos e é recomendado para mais de 12 anos. 

21 de janeiro

“Os Homens do Presidente” (1976), thriller de Alan J. Pakula, com Dustin Hoffman, Jack Warden e Robert Redford. Tem duração de 138 minutos e é recomendado para maiores de 12 anos. 

28 de janeiro

Escândalo na TV” (1976), uma comédia de Sidney Lumet, com Faye Dunaway, William Holden, Peter Finch e Robert Duvall. Tem duração de 116 minutos e é recomendado para maiores 12 anos. 

As sessões decorrem todas as terças-feiras, às 15h30, no Auditório Municipal Maestro César Batalha, nas Galerias do Alto da Barra, em Oeiras. A entrada é gratuita, mas está limitada aos lugares disponíveis. É necessário levantar uma senha, que está disponível a partir das 15 horas, no local. Se tiver dúvidas ou quiser obter mais informações, pode fazê-lo através do email (carlos.pinto@nulloeiras.pt) ou do número de telefone 214 408 565.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA