cultura

Estas são as músicas que vai ouvir em todo o lado durante o verão

Como já é tradição, a playlist do verão inclui funk e ritmos latinos, mas também tem músicas portuguesas e de pop em inglês.
Pedro Sampaio e Anitta são dois dos nomes que não vai deixar de ouvir.

Tocam nas rádios, em bares, centros comerciais, discotecas, em todas as festas e é inevitável não ficarmos com eles na cabeça. Falamos, claro está, dos hits do verão. Aquelas músicas que ouvimos vezes sem conta e que acabam por se tornar os hinos da estação. E quando os voltamos a ouvir uns meses ou anos depois, é impossível não recordarmos a época em que nos fartámos de dançar ao som essas canções. O Spotify revelou esta quarta-feira, 29 de junho, quais as músicas que irão ficar associadas às nossas memórias ao verão deste ano.

É apenas uma previsão da plataforma de streaming, que se baseou em fatores como os números de streams e o impacto cultural das canções, registado pela equipa editorial do Spotify. Um dos sucessos será “Dançarina”, do brasileiro Pedro Sampaio, mostrando a importância cada vez maior do funk em Portugal. “Acorda Pedrinho”, dos Jovem Dionísio, é outro tema que poderá tornar-se um dos êxitos deste verão — o grupo atuou na última edição do Rock in Rio, no Super Bock Digital Stage.

A banda sonora dos portugueses para esta estação também inclui muita música nacional, como a colaboração dos Calema com Zé Felipe em “Onde Anda”, ou “Lua” de Ivandro.

Um pouco por todo o mundo os ritmos latinos marcam verão. Em 2017, a canção “Despacito” foi o grande fenómeno. Em 2022, espera-se que os temas mais populares sejam “Mon Amour (remix)” de Zzoilo e Aitana, e “Envolver” de Anitta, que já parte do top das mais ouvidas de muitos portugueses.

A nível internacional também existe muita diversidade musical. Os sons que acompanham os dias de verão, as viagens até à praia ou as festas pela noite dentro incluem diversos géneros do hip-hop à pop, passando pela country, indie, dance e muitos outros estilos. “As It Was” de Harry Styles, “First Class” de Jack Harlow, “About Damn Time” de Lizzo e “Potion” de Calvin Harris, Dua Lipa e Young Thung são as músicas cantadas em inglês que vamos ouvir todos os dias desta estação.

Todos estes temas podem ser ouvidos nas playlists Verão 2022 e Songs of Summer, criadas pelo Spotify a pensar especialmente nos utilizadores portugueses.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA