O Festival Sete Sóis Sete Luas está de volta ao concelho de Oeiras para dois meses de muita música e iniciativas culturais. O evento, nascido em 1993, celebra este ano a sua 30.ª edição. Em Oeiras, surgiu pela primeira vez em 1997 e, desde 2000, encontrou na Fábrica da Pólvora de Barcarena um dos seus palcos mais importantes, a nível internacional, beneficiando, segundo a organização, “das excelentes condições logísticas, técnicas e da participação de um público fidelizado.”
Na última edição, em 2021, as atividades de teatro de rua foram realizadas no Parque dos Poetas, ampliando, assim, a envolvência geográfica do festival no concelho de Oeiras. Mas, na verdade, este é um evento que ultrapassa fronteiras e atravessa oceanos.
O Festival Sete Sóis Sete Luas orgulha-se de ser, hoje, um projeto promovido por uma rede cultural composta por 30 cidades de 12 países diferentes do Mediterrâneo e do mundo lusófono, como Brasil, Cabo Verde, Croácia, Eslovénia, Espanha, França, Israel, Itália, Marrocos, Portugal, Tunísia e Turquia.
De acordo com a organização, “a promoção da arte e cultura com vista à aproximação entre países, cidades e pessoas é o ponto de partida para o festival, que assenta numa estratégia de coesão, descentralização territorial e fusão intercultural. O intercâmbio estabelecido dá origem a um conjunto de sinergias, convidando a uma viagem de descoberta e fruição pelos universos da arte, do folclore, da gastronomia, do património arquitetónico e vernacular das regiões envolvidas, bem como das suas gentes.”
O evento irá realizar-se entre 26 de junho a 4 de setembro, em diversas cidades, de diferentes países. Para Oeiras já é conhecida a programação. No Parque dos Poetas poderá assistir a teatro de rua em dois domingos distintos: 26 de junho e 4 de setembro, com ambas as sessões a começarem às 21h30.
Na Fábrica da Pólvora, em Barcarena, vão decorrer vários espetáculos musicais (para maiores de seis anos) às sextas-feiras, de 1 de julho a 2 de setembro, às 21h30. Por lá, vão passar nomes como Jessica Arpin, Med Arab 7Sóis Ensemble, Udjat, 7Sóis Luso Med Esch Orkestra, 7Sóis Tarrafal Orkestra, Ronda dos 4 caminhos, Ana Gonzalez, Efrén Lopez, Piccola Banda Ikona, Germa Negre, Blimunda 7Luas Orkestra, Deabru Beltzak e Vorte Dance Company.
Também na Fábrica da Pólvora, e integradas nas Animações de Verão 2022, a partir de julho, vão decorrer sessões de cinema ao ar livre, todos os sábados, de 2 de julho a 3 de setembro, às 21h30. Pode encontrar mais informações sobre o festival no site ou na página de Facebook e conhecer melhor a programação através do link disponibilizado no site do município.
Os espetáculos que vão acontecer no Parque dos Poetas têm entrada gratuita, mas limitada aos lugares disponíveis. Já os eventos previstos para a Fábrica da Pólvora de Barcarena, pressupõem o valor de entrada de 2€ para um bilhete individual.
Pode comprar os bilhetes em diversos pontos de venda: no Auditório Municipal Ruy de Carvalho, nos dias de espetáculo, a partir das 15 horas; na Loja do Palácio Marquês de Pombal, Oeiras, de segunda-feira a domingo, entre as 10 e as 19 horas; no Palácio Anjos, em Algés de segunda a sexta-feira, das 10 às 13 horas e das 14 às 16 horas; no Centro Cultural Palácio do Egipto, de terça-feira a sábado, entre as 11 e as 17 horas; na Loja da Fábrica da Pólvora de Barcarena, de terça-feira a sábado, das 11 às 17 horas, e em dias de espetáculo até às 22 horas; e, também através do site da Ticketline.
