cultura

Esta jovem banda ganhou o Oeiras Band Sessions. Agora vai tocar no NOS Alive

Bombazine é a grande vencedora da 14.ª edição do concurso. A final decorreu nos Nirvana Studios, em Barcarena.
A final do concurso aconteceu a 3 de junho.

O sonho de qualquer banda, ao início, é sair da garagem e tocar em grandes palcos, ver o seu trabalho reconhecido pelo público e fazer a sua música chegar mais longe. Nem sempre é fácil e, por isso, participar em iniciativas que ajudem a impulsionar estes objetivos torna-se quase imperativo. Um desses exemplos é o Oeiras Band Sessions, que há vários anos dá palco a novos talentos. 

Este ano, a 14.ª edição do lendário concurso, organizado pelos Nirvana Studios e pela Câmara Municipal de Oeiras, contou com a participação de 63 bandas, revelando a importância deste tipo de eventos para ajudá-las a ganhar mais notoriedade e reconhecimento.

Entre as mais de seis dezenas de bandas inscritas, houve três que se destacaram e conseguiram chegar à final, que decorreu no dia 3 de junho, nos Nirvana Studios. Bombazine, Levante e Red Crow Mystical Dogs compunham o trio de finalistas que subiram ao palco para a derradeira apresentação perante o público e o júri, onde não faltaram energia e entusiasmo. “Ao longo do tempo, vamos notando que os projetos cada vez têm mais qualidade”, contou à NiO, Rui Gago, um dos fundadores e responsáveis dos Nirvana Studios.

A final do concurso acabou por ser um dos grandes destaques da festa que celebrou o 20.º aniversário dos Nirvana Studios que, nesse dia, abriram portas ao público com uma programação recheada de espetáculos e iniciativas enquadradas no conceito peculiar do próprio espaço.

Terminadas as apresentações, o júri decidiu: Bombazine é a grande vencedora do Oeiras Band Sessions de 2023. A banda é formada por cinco membros: Vasco Granate como vocalista e guitarrista, Filipe Andrade no baixo, Manuel Figueiredo nas teclas, Manuel Granate na bateria e Manuel Protasio na guitarra. 

Os cinco membros da banda.

O projeto foi criado em 2020, mas só em 2022 é que ficou formado integralmente. Foi nesse ano que começaram a produzir o primeiro EP, “Grã-Matina”, que acabou por ser lançado a 21 de abril de 2023, com seis músicas. À New in Oeiras, Vasco Granate revela qual o estilo de música da banda: “Temos raízes no indie rock, indie pop, juntando uma componente mais groove e funkie, numa busca também por ritmos dançantes”. 

Seguros de que tinham um produto sólido e orgulhosos do trabalho criado, decidiram que valeria a pena participarem no Oeiras Band Sessions. “Eu já tinha participado antes com outro projeto. Mas agora, enquanto Bombazine, achámos que podia ser bom para divulgar o EP. Ficámos, desde logo, muito contentes por sermos finalistas e podermos participar naquela grande festa. Quando foi anunciado que éramos os vencedores foi incrível. Sabíamos que havia essa possibilidade mas não estávamos à espera. Foi uma alegria muito grande, até por vencermos ali, numa casa que nos é tão querida”, revela o vocalista à NiO.

Há vários anos que alguns membros da banda ensaiam nas band boxes dos Nirvana Studios, em Barcarena. “Foi quase uma validação do que tem sido o nosso tempo lá e a prova de que estamos num bom caminho”, refere. Ganhar uma sala de ensaios, disponível durante 24 horas, ao longo de um ano, era um dos prémios do concurso, que os Bombazine certamente vão aproveitar muito bem, pois já conhecem o espaço.

Outro dos prémios, este partilhado pelas três bandas finalistas, era tocar nas Festas de Oeiras, o que aconteceu no passado dia 5 de junho. “Vencemos o concurso dia 3 de junho e, dois dias depois, no dia 5, já estávamos a tocar nas Festas, foi pouco tempo para assimilar tudo, mas foi muito bom. Ficámos muito impressionados com as condições do palco, do backstage e toda a organização. A Câmara de Oeiras está realmente de parabéns. Foi uma grande sensação tocar ali”, conta o guitarrista.

Bombazine nas Festas de Oeiras.

O terceiro prémio, e talvez o mais cobiçado pelas bandas que participam no concurso, é poder tocar no NOS Alive. Será a primeira vez que os Bombazine vão atuar num grande festival de música e não podem estar mais ansiosos. “Ainda estamos a processar tudo isto. É incrível que apenas dois meses depois de lançarmos o EP tenhamos esta oportunidade de tocar num festival como o Alive”, afirma Vasco Granate. 

Ainda não sabem ao certo a data e a duração do espetáculo, mas já estão a preparar o concerto. “A nossa ideia é torná-lo especial para nós e para o público e, por isso, vamos ter um ou dois convidados em palco connosco, artistas emergentes, que anunciaremos em breve”, revela à NiO. Por isso, siga a página da banda no Instagram para ficar a par de todas as novidades. 

No concerto do NOS Alive vão tocar as músicas do EP de estreia, “Grã-Matina”, disponível em todas as plataformas musicais, onde se inclui o single de estreia “Tábua Rasa”. Carregue no vídeo em baixo para ouvi-lo.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA