cultura

Está de regresso a Oeiras o musical que traz a história de “Os Maias” contada por gatos

"Os Miaus", versão infantil do clássico da literatura portuguesa, volta ao Teatro Independente de Oeiras a partir de 21 de outubro.
Estará em cena até 28 de janeiro de 2024.

É um dos romances clássicos mais importantes da literatura portuguesa. “Os Maias”, livro escrito por Eça de Queiroz, foi publicado em 1888 e, mais de 130 anos depois, continua a fazer parte da vida dos portugueses, chegando às novas gerações não só através do currículo escolar, como também pelas inúmeras adaptações que continua a inspirar, seja no cinema, na televisão e no teatro. O que talvez nunca tenha visto, é a história da família Maia, ao longo de três gerações, contada por “gatos”. 

É esta a proposta do musical “Os Miaus”, criado pelo Teatro Independente de Oeiras (TIO), onde todas as personagens do clássico, que aborda as aventuras e desventuras da sociedade lisboeta da segunda metade do século XIX, com foco na história de amor entre Carlos da Maia e Maria Eduarda, se transformam em felinos. Depois de uma primeira temporada em cena, no início deste ano, “Os Miaus” voltam a subir ao palco do Teatro Independente de Oeiras já a partir de dia 21 de outubro, sábado. 

Esta versão infantil promete muita emoção, magia e imaginação, já que os membros da família Maia ganham pelo, bigodes e unhas afiadas, para contar a história de forma simples e divertida e, assim, introduzir uma das mais importantes obras da nossa literatura aos mais novos. “Visualmente é um espetáculo apelativo, atrativo, diria até deslumbrante pela plasticidade visual, pelas figuras dos gatos conforme os fizemos em termos de figurinos. Torna o espetáculo muito interessante”, garante à NiO o diretor do TIO e encenador da peça, Carlos d’Almeida Ribeiro. ”Estamos a ver um bocadinho do musical ‘Cats’, de Andrew Lloyd, mas com a história de ‘Os Maias’”, conclui.

“Entre um jardim exuberante, de seu nome Ramalhete, e um baldio na zona de Chelas, muitas aventuras, tristezas e alegrias vão-se sucedendo, com muitos miaus à mistura. Um avô, uma gata de beleza ímpar, um Carlos de Miau e um cofre que destruiu um amor, revelando-o impossível até no ‘reino’ dos gatos”, podemos ler na sinopse. 

A peça é uma adaptação do livro “Os Miaus”, escrito por Sara Rodi e ilustrado por Cristiana Resina, baseado no romance de Eça de Queirós. Editada pela Asa, a obra infantil faz parte da coleção “Clássicos a Brincar”, e foi publicado com o objetivo de proporcionar aos mais novos um primeiro contacto com algumas das obras fundamentais da literatura portuguesa (que mais tarde irão ter de ler e estudar na escola), de forma a criar alguma familiaridade com as mesmas e facilitar a sua abordagem numa fase posterior.

Essa é, precisamente, uma das missões do Teatro Independente de Oeiras, com um vasto currículo de espetáculos lúdicos e educativos para o público infantil, muitos deles desenvolvidos para dar aos mais novos uma primeira abordagem a clássicos portugueses. 

“A ideia da montagem desta peça surge através de um desejo de fazer algumas obras de Eça de Queiroz. Lembrei-me que a escritora d’Os Miaus, Sara Rodi, que é também argumentista de diversos produtos televisivos, há mais de 20 anos fez-nos chegar esta história de “Os Maias” personificada em gatos. Fui à biblioteca do teatro procurar o texto e naturalmente falei com a autora. Ficou muito entusiasmada, não esperava que ao fim destes anos alguém fosse pegar neste texto e adaptá-lo para o teatro. E cá estamos nós a produzir este espetáculo”, revela Carlos d’Almeida Ribeiro à NiO.

Com direção e encenação de Carlos d’ Almeida Ribeiro, o elenco conta com Beatriz Costa, Debbie Monteiro, Diana Silveira, Gonçalo Lima, João Maria Reis, João Redondo, Mariana Goldani, Miguel Migueis, Pedro Deus, Pedro Paz e Salvador Morgado. A adaptação do texto do livro “Os Miaus”, de Sara Rodrigues, é de Pedro Ribeiro, a música foi composta por Miguel Amorim, a coreografia é de Debbie Monteiro, a caracterização de Catarina Santiago e os figurinos estiveram a cargo de Tayná Dias.

O musical, que traz Os Maias “res-gatados” para miúdos e graúdos, como o próprio TIO anuncia, volta a cena no dia 21 de outubro, às 15h30. A partir dessa data, haverá sessões todos os sábados e domingos até 28 de janeiro, sempre às 15h30. A peça tem a duração de 75 minutos e destina-se a miúdos com mais de seis anos.

Os bilhetes individuais custam 10€ e o pack família (para quatro pessoas) tem o valor de 36€. Podem ser adquiridos no site da Ticketline. Para mais informações envie email para bilheteira@nullteatrodeoeiras.com e siga o Teatro Independente de Oeiras no Instagram e no Facebook, para ficar a par de todas as novidades e novos espetáculos da companhia. O Teatro Independente de Oeiras situa-se no Edifício Parque Oceano, na Rua Dr. José Joaquim de Almeida 2, em Oeiras.

Leve os miúdos para assistir ao espetáculo.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA