cultura

Esta comédia de sucesso do Teatro Independente de Oeiras chega ao fim — e é imperdível

“H2M1 — O Grand Finale” é o derradeiro capítulo desta paródia. Estreia este sábado, 22 de abril, e estará em cena até 27 de maio.
Créditos: Raquel Rodrigues

Para falar da peça “H2M1” temos que recuar até junho de 2011, quando os atores Carlos d’Almeida Ribeiro e Lourenço Henriques subiram ao palco para “revelar a verdadeira natureza do homem”. Foi nesse ano que estreou, no Teatro Independente de Oeiras (TIO), aquela que seria a primeira parte de uma história que tem sido contada ao longo dos últimos anos.

“Bernardo Sottomayor e Salvador Menéres Espírito Santo são amigos desde os tempos da creche e nem o secundário que os colocou em turmas diferentes conseguiu derrubar a amizade. Bernardo tornou-se engenheiro civil e teve dois filhos. Cedo se divorciou e nunca mais ninguém lhe conheceu amor duradouro. Já Salvador foi um advogado de sucesso, professor nas mais variadas universidades privadas e militante do PSD. Casou com Tatão Vasconcelos e teve 4 filhas”, podia ler-se na sinopse. A comédia, que teve um enorme sucesso junto do público, voltou para mais temporadas entre 2012 e 2014.

Até que em 2016, chegou a segunda parte do espetáculo “H2M1 — Conversas do Pirilau”. Patrícia Adão Marques juntava-se aos dois colegas, para ajudar a contar a história dos amigos Bernardo e Salvador. Teve uma segunda temporada em 2017.

Três anos depois, em 2019, chegou a terceira parte desta paródia, que esteve também em cena em 2020. “H2M1 — Um bico d’obra!” mostrava o reencontro dos dois amigos que, por terem uma relação antiga e de muita cumplicidade, discutiam por tudo e por nada, abordando, pelo meio, temas como amizade, crise, mulheres e confusão. Mais uma vez, o espetáculo prometia arrancou ao público muitas gargalhadas. “Milhares de pessoas assistiram à terceira parte das aventuras e desventuras de Bernardo e Salvador”, garantia o TIO.

Em 2021 chegava o quarto capítulo. “H2M1 — A Alzheimer é lixada!” saltava para o 2051, “30 anos depois de se descobrir que Salvador sempre teve mais olhos do que barriga. A conversa continua suja porque agora para além de deixar a nu a verdadeira natureza masculina, mete fraldas e outras cenas das lojas gerontológicas”, contava a sinopse.

Chegamos, então, a abril de 2023, quando é anunciada a quinta e última parte desta história “H2M1 — O Grand Finale”, imperdível para quem tem vindo a acompanhar a vida destes dois amigos. “Um dia mais agitado e excitante fez com que Salvador morresse nos braços de Bernardo. E agora? Será que Bernardo resiste à solidão? E Salvador? Subiu ao Céu ou desceu ao Inferno? E caso tenha subido terá encontrado Deus? Ele existirá mesmo? E se existir tem género? Terá sido a morte de Salvador encenada tal como ele encenou tantos dramas e comédias ao longo da vida? Estará ele numa ilha paradisíaca a tourear a morte à espera de Bernardo?”, anuncia a sinopse.

A verdade é que há muitas questões por responder. “E como sempre a pergunta com resposta que desde 2011 tem trazido uma turba de espectadores para verem Bernardo e Salvador. Uma comédia, uma sátira ou um drama? Uma paródia seguramente!”, afirma o TIO, garantindo que “a última parte de H2M1 não trará à luz do dia o quarto segredo de Fátima, mas revelará ao Mundo o maior segredo da história da Humanidade”.

É isto que pode esperar do último capítulo desta história que marca a 83.ª produção da companhia que celebrou, em abril, 33 anos. Conta com texto de Pedro Almeida Ribeiro, encenação de Carlos d’Almeida Ribeiro, diretor do teatro, e também parte do elenco, juntamente com Lourenço Henriques. Se ficou curioso, saiba que pode comprar o bilhete através Ticketline. O valor é de 16€.

A estreia está marcada para este sábado, 22 de abril, e estará em cena até 27 de maio, todas as quintas, sextas e sábados às 21h30, Teatro Independente de Oeiras, que se situa no Edifício Parque Oceano, na Rua Dr. José Joaquim de Almeida 2, em Oeiras. Para mais informações por contactar o número 214 406 878 ou o email bilheteira@nullteatrodeoeiras.com.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA