Contos, oficinas de expressão artística, música, animação de rua, espetáculos, conversas e um mercadinho. É tudo isto que pode esperar da sexta edição do “Passa a Palavra! Festa dos Ofícios de Narrar”, que está de volta ao centro histórico de Oeiras entre os dias 8 e 12 de novembro, quarta-feira a domingo. Este ano, com a particularidade de ter o São Martinho como pano de fundo, celebrado a 11 de novembro.
O evento, que já é um marco na agenda cultural de Oeiras, tem como objetivo envolver miúdos e adultos no encantamento e no poder das histórias contadas e escutadas. A “palavra” ganha um lugar de destaque ao longo destes cinco dias, onde será narrada, lida, escutada e sentida das mais diversas formas. A programação está recheada de atividades para todas as idades e vários tipos de público, desde os mais novos à população sénior.
À semelhança das edições anteriores, o festival acontece em vários espaços do centro histórico de Oeiras, como o Largo 5 de Outubro, o Palácio do Egipto, a Livraria-Galeria Municipal Verney, o Mercado Municipal de Oeiras, entre outros, de forma a envolver a comunidade, como garante o festival: “O ‘Passa a Palavra!’ não se confina a espaços fechados e sai portas afora com uma intensa programação de animação de rua, a fazer desta uma das suas mais festivas edições de sempre. Gigabombos, gigantones, música, marionetas e bailes tradicionais são algumas das propostas que tomarão nestes dias conta do centro histórico de Oeiras”.
Este ano, o festival irá acolher na sua programação algumas das iniciativas regulares das Bibliotecas Municipais de Oeiras, como o evento “Todos os Livros” com José Rodrigues dos Santos, no dia 8 de novembro, e o “Nós Leitores”, com Samuel Úria, no dia 9, com o objetivo de destacar e celebrar o trabalho de promoção do livro e da leitura que estes espaços têm vindo a desenvolver.
Entre os destaques desta edição está a “conexão” como fio condutor. “Conexão com a comunidade, conexão com as tradições, convite à transcendência através do poético, do belo, do humor e da vivência coletiva. Também a conexão à natureza e aos espaços abertos faz parte do ‘Passa a Palavra!’ desde o início e tem em 2023 especial destaque, nesta grande festa em torno da tradição universal de contar”, garante a organização.
“O ano passado estiveram connosco, em presença, na vila de Oeiras, cerca de 4500 pessoas e, virtualmente, cerca de oito mil. É muita palavra que passa”, referiu a organização. O “Passa a Palavra! Festa dos Ofícios do Narrar” é um projeto do Município de Oeiras organizado pela Contabandistas de Estórias — Associação Cultural, em parceria com Chão Nosso, Crl. “Reflete o compromisso destas entidades em afirmar Oeiras no panorama internacional da narração oral e contribuir assim para as dinâmicas culturais do concelho e do país”, refere a organização.

Todas as atividades inseridas na programação do Passa a Palavra são de participação gratuita (à exceção do Jantar Narrado), algumas com inscrição prévia. Tome nota do programa diário, dos locais e horários das iniciativas que farão parte desta edição.
8 de novembro (quarta-feira)
21h30 — “Todos os livros”: José Rodrigues dos Santos conversa com Jorge Reis-Sá na Biblioteca Municipal de Oeiras.
9 de novembro (quinta-feira)
18h30 — Abertura oficial do Passa a Palavra na esplanada do Palácio do Egipto.
19 horas — “Nós, Leitores” com Samuel Úria e moderação de Tito Couto no Palácio do Egipto.
20h30 — Petiscando histórias de Manuela Castro Neves. Jantar Narrado, com leituras de Paula Cusati no Chá da Barra Villa (com reserva obrigatória até dia 7 de novembro e pagamento ao Chá da Barra Villa. Pode contactar o espaço através do número 214418195.
10 de novembro (sexta-feira)
10 horas — Sessão de contos em inglês para escolas (terceiro ciclo e secundário) com Sofia Maul em local a definir, através do programa Oeiras Educa.
10 horas — Sessão de contos para escolas (terceiro ciclo e secundário) com Ana Sofia Paiva em local a definir, através do programa Oeiras Educa.
10 horas — Sessão de contos para escolas (terceiro ciclo e secundário) com Cristina Taquelim em local a definir, através do programa Oeiras Educa.
18h30 — Encontro de Imaginários: conversa com Fernando Mota, Miguel Gouveia e Ana Sofia Paiva no Palácio do Egipto.
21 horas — Concerto para uma Árvore com Fernando Mota no Palácio do Egipto.
22 horas — Ocorrências: concerto de leitura a partir de textos de Eduardo Galeano, na voz de Miguel Gouveia no Palácio do Egipto.
22h30 — Serão de contos Ana Sofia Paiva e Luís Correia Carmelo no Palácio do Egipto, com streaming em direto nas redes sociais.
11 de novembro (sábado)
Vamos ao Mercado | Mercado Municipal de Oeiras
10 às 13 horas — Bla Bla Bla: Oficina de ilustração com Catarina Bico no piso 1 para maiores de três anos
10 às 18 horas — Espaço Bibliotecas Municipais de Oeiras no piso 1
10 às 18 horas — Exposição Memórias do Mercado
10 às 20 horas — Mercadinho Passa a Palavra no piso 1
11 às 17 horas — Jogos tradicionais com Tokajogar no piso 0
15 às 18 horas — Jogos de tabuleiro com Antonella Gilardi no piso 1
Palavreando na Vila
10h30 — O Tocador de Realejo: animação de rua com Companhia Marimbondo no Largo 5 de Outubro
11 horas — Sessão de contos em cordel “Depois das Cinco” na Livraria-Galeria Municipal Verney, piso 1
11h30 — Apresentação do livro “Plantas do Mundo” com a autora Fernanda Botelho no Mercado Municipal, piso 0
11h30 — Memórias da Taberna: passeio pelas memórias de um lugar com Célia Florêncio. O ponto de encontro é na entrada principal do Mercado Municipal.
12 horas — Apresentação do livro “A Máquina de Apanhar Poetas” de José Fanha e Sofia Paulino no Mercado Municipal, piso 1 (sala de vidro)
12h30 — Gigabombos e Gigantones: animação de rua com Do Imaginário Associação Cultural no Largo 5 de Outubro, em Oeiras
14 horas — Apresentação do livro “Memórias do Mercado” de Lisa Schröder e Luís Simões no Mercado Municipal, piso 1
15 horas — Apresentação do livro “Árvore do Tempo” de Manuela Tavares e Marina Palácio no Mercado Municipal, piso 1 (sala de vidro)
16 horas — Gigabombos e Gigantones: animação de rua com Do Imaginário Associação Cultural no Largo 5 de Outubro
17 horas — Lentalenda: animação de rua com Companhia Marimbondo no Largo 5 de Outubro
17 horas — “Há quem escolha os caminhos mais longos”: apresentação do livro e conversa Com a autora Paula Carballeira e as tradutoras Cristina Taquelim e Paula Cusati no Mercado Municipal, piso 1 (sala de vidro)
18h30 — “Bail’a Rir”: baile encenado por PédeXumbo na esplanada do Palácio do Egipto
Descobrir juntos — Oficinas de expressão artística
11 horas — Conversas Pintadas: oficina com Miguel Horta na Livraria-Galeria Municipal Verney para maiores de oito anos. Requer inscrição.
11 horas — Oficina da Preguiça: com Marina Palácio no Mercado Municipal, piso 1, para maiores de seis anos. Requer inscrição.
15 horas — Conversas Pintadas: oficina com Miguel Horta na Livraria-Galeria Municipal Verney para maiores de oito anos. Requer inscrição.
15h30 — Oficina da Preguiça: com Marina Palácio no Mercado Municipal, piso 1, para maiores de seis anos. Requer inscrição.
Ouvir juntos — Sessões de contos e espetáculos
10 horas — Brincar aos Músicos: espetáculo musical com Vera Tavares e Nuno Amaral Mercado no Municipal, piso 1 (sala de vidro) para bebés dos seis aos 36 meses. Requer inscrição.
11 horas — Brincar aos Músicos: espetáculo musical com Vera Tavares e Nuno Amaral Mercado no Municipal, piso 1 (sala de vidro) para bebés dos seis aos 36 meses. Requer inscrição.
11 horas — Parlendário: espetáculo com Luís Correia Carmelo e Nuno Morão no Palácio do Egipto para maiores de três anos.
12 horas — Sessão de Contos com Carlos Marques no Palácio do Egipto.
15 horas — Parlendário: espetáculo com Luís Correia Carmelo e Nuno Morão no Palácio do Egipto para maiores de três anos.
16 horas — Sessão de contos em cordel com Depois das Cinco no Mercado Municipal, piso 1.
17 horas — Sessão de contos (com tradução para Língua Gestual Portuguesa) com Thomas Bakk, tradução de Sandra Bragança no Palácio do Egipto. Terá streaming em direto nas redes sociais.
18 horas — Centenários (CLEVA): Coro de Leitores de Oeiras com direção de Andante Associação Artística no Palácio do Egipto.
21h30 — Serão de contos em galego Soledad Felloza e Quico Cadaval no Palácio do Egipto, com streaming em direto.
23 horas — Queimada galega na esplanada do Palácio do Egipto.
12 de novembro (domingo)
Vamos ao Mercado | Mercado Municipal de Oeiras
10 às 13 horas — Bla Bla Bla: Oficina de ilustração com Catarina Bico no piso 1 para maiores de três anos
10 às 18 horas — Espaço Bibliotecas Municipais de Oeiras no piso 1
10 às 18 horas — Exposição Memórias do Mercado
10 às 20 horas — Mercadinho Passa a Palavra no piso 1
11 às 17 horas — Jogos tradicionais com Tokajogar no piso 0
Palavreando na Vila
11 horas — Palavreado Musical com Rini & Bastolini no Largo 5 de Outubro
11h30 — Sessão de contos com Mariana Machado no Largo 5 de Outubro
12h30 — Alguma Coisa: espetáculo de Marionetas com Fábio Supérbi na Livraria-Galeria Municipal Verney, piso 1
15 horas — Palavreado Musical com Rini & Bastolini no Largo 5 de Outubro
15 horas — “Fantasia para uma pombinha valente bem aninhada no cesto da frente”: apresentação do livro de Manuela Castro Neves e Maria Remédio, mediada por Paula Cusati no Mercado Municipal, piso 1 (sala de vidro)
16 horas — “101 contos-de-bolso”: apresentação do livro de Maria Teresa Meireles mediada por Paula Cusati no Mercado Municipal, piso 1 (sala de vidro)
16 horas — Sessão de contos com Thomas Bakk no Largo 5 de Outubro
Descobrir juntos — Oficinas de expressão artística
11 horas — Roda de Fuxicos: oficina com Manuela Leitão no Mercado Municipal, piso 1. Requer inscrição.
11 horas — Árvores e ervas em movimento: plantas que inspiram a escrita . Oficina com Fernanda Botelho nas Hortas Urbanas do Moinho das Antas (ponto de encontro no portão da rotunda). Requer inscrição.
11 horas — Construção de jogos de tabuleiro: oficina Antonella Gilardi no Mercado Municipal , piso 1
11h30 — Domo Planetário: oficina com Margarida Botelho na Livraria-Galeria Municipal Verney, sala do Serviço Educativo. Requer inscrição.
15 horas — Roda de Fuxicos: oficina com Manuela Leitão no Mercado Municipal, piso 1. Requer inscrição.
15 horas — Árvores e ervas em movimento: plantas que inspiram a escrita . Oficina com Fernanda Botelho nas Hortas Urbanas do Moinho das Antas (ponto de encontro no portão da rotunda). Requer inscrição.
16 horas — Domo Planetário: oficina com Margarida Botelho na Livraria-Galeria Municipal Verney, sala do Serviço Educativo. Requer inscrição.
16 horas — Bichos para um cesto-ninho: oficina de ilustração com Maria Remédio no Mercado Municipal, piso 1. Requer inscrição.
Ouvir juntos — Sessões de contos e espetáculos
10 horas — Passa eu Passarinho: espetáculo oficina por Baileia, com Clara Bevilaqua e Gui Calegari no Mercado Municipal, piso 1 (sala de vidro), para miúdos até aos 3 anos. Requer inscrição.
11 horas — Passa eu Passarinho: espetáculo oficina por Baileia, com Clara Bevilaqua e Gui Calegari no Mercado Municipal, piso 1 (sala de vidro), para miúdos até aos 3 anos. Requer inscrição.
11 horas — Sessão de contos (com tradução para Língua Gestual Portuguesa) com Susana Cecílio, tradução de Sandra Bragança no Palácio do Egipto com streaming em direto.
15 horas — Lobo Grande e Lobo Pequeno: tapetes narrativos com Inês Blanc no Palácio do Egipto.
16 horas — O Livro dos Livros: espetáculo com Antonella Gilardi e Fábio Supérbi na Livraria-Galeria Municipal Verney, piso 1
17 horas — Sessão de contos com Mariana Machado no Mercado Municipal, piso 1 (sala de vidro)
17 horas — O Gato e o Corvo: contos na areia com Fernando Guerreiro e Pilar Puyana no Palácio do Egipto
18 horas — Com amor, papel manteiga e marcador: espetáculo de clown com Susana Cecílio no Palácio do Egipto
O encerramento do evento acontece no domingo, 12 de novembro, pelas 19 horas, com um Baile mandado com Leónia de Oliveira e Ahkorda na esplanada do Palácio do Egipto. Pode saber mais sobre a programação através do site oficial do evento e das redes sociais como Facebook e Instagram. Para mais informações, envie um email para festivalpassapalavra@nullgmail.com.
