“Sempre teremos Paris” é uma das frases mais icónicas da histórica do cinema. Pertence a Casablanca, filme de 1942, que eternizou o romance vivido pelas personagens de Ingrid Bergman e Humphrey Bogart. Seis anos depois (e 20 anos antes do sucesso de “O Padrinho”), Marlon Brando teria o seu primeiro papel de relevo no cinema em “Um elétrico chamado desejo”, onde contracenava com Vivien Leigh.
Dois casais em filmes hoje considerados grandes clássicos da sétima arte, que vale a pena rever. Caso nunca tenha visto, chegou a hora de colmatar essa falha. A boa notícia é que pode fazê-lo num ecrã à altura destas obras, no Auditório Municipal Cesár Batalha, situado nas Galerias do Alto da Barra, em Oeiras.
As películas fazem parte do ciclo de cinema “Da Palavra à Imagem”, dedicado a filmes adaptados de livros. Mesmo quem considera que a obra literária é sempre melhor, não há como escapar da curiosidade de ver as personagens saírem do papel e ganharem forma, cor e voz.
O realizador Frederico Corado preparou uma lista com 50 títulos que têm estado a ser exibidos, ao longo do ano. Em outubro há cinco sessões, como sempre, todas as terças-feiras. O projeto nasceu para dar continuidade às Masterclasses de História do Cinema criadas pelo seu pai, o cineasta Lauro António, realizadas naquele espaço desde 2018.
“A literatura tem servido de base ao cinema desde muito cedo. (…) Desde então muitos foram os autores adaptados ao cinema, sendo que nomes como William Shakespeare, Ian McEwan, Nicholas Sparks, J. K. Rowling, Ian Flemin, John Grisham, Stephen King, Agatha Christie, Arthur Conan Doyle, Philip Roth e John Le Carré estão entre os mais adaptados”, afirma Corado, que considera que alguns dos maiores sucessos de bilheteira das últimas décadas, e algumas das mais brilhantes personagens da cinematografia mundial, nasceram a partir de livros.
Em outubro, poderá ver ou rever filmes lançados entre 1942 e 1960. Conheça a programação.
1 de outubro
“Casablanca” (Casablanca, 1942), de Michael Curtiz, com Humphrey Bogart, Ingrid Bergman e Paul Henreid.
8 de outubro
“Um elétrico chamado desejo” (A Streetcar Named Desire, 1951), de Elia Kazan, com Marlon Brando, Vivien Leigh e Kim Hunter.
15 de outubro
“A Desaparecida” (The Searchers, 1956), de John Ford, com John Wayne, Jeffrey Hunter e Vera Miles.
22 de outubro
“A Sombra do Caçador” (The Night of the Hunter, 1955) realizado por Charles Laughton, com Robert Mitchum, Shelley Winters e Evelyn Varden.
29 de outubro
“A Queda da Casa Usher” (The Fall of the House of Usher, 1960) realizado por Roger Corman, com Vincent Price, Mark Damon e Myrna Fahey.
As sessões decorrem todas as terças-feiras, às 15h30, no Auditório Municipal César Batalha. A entrada é gratuita, mas está limitada aos lugares disponíveis. É necessário levantar uma senha, que está disponível a partir das 15 horas, no local. Se tiver dúvidas ou quiser obter mais informações, pode fazê-lo através do email carlos.pinto@nulloeiras.pt ou do número de telefone 214 408 565.