“Quem tramou Roger Rabbit?”, que estreou em 1988, é um daqueles filmes que toda a gente já viu, mas que todos gostam de rever. Marcou uma geração e não há adulto ou miúdo que não tenha vibrado com as aventuras daquele coelho trapalhão, no final dos anos 80, e início dos anos 90, do século XX. Além de ser um filme divertido é uma obra incontornável da história do cinema por ser, ainda hoje, um exemplo perfeito de fusão entre desenhos animados e imagem real.
Atualmente só é possível revê-lo quando passa na televisão, num serviço de streaming (está dísponível na Disney+) ou se tiver em DVD. Mas já imaginou poder vê-lo num ecrã de cinema? Possivelmente nunca teve essa oportunidade, nem quando o filme foi lançado, há 34 anos. Pois, agora será possível e nem precisa sair de Oeiras.
A exibição de “Quem tramou Roger Rabbit?” faz parte das “Masterclasses de História do Cinema Americano — Anos 80” que o cineasta Lauro António idealizou e organizou, antes de falecer em fevereiro deste ano. Os filmes, com mais de 30 anos, tornaram-se verdadeiros clássicos do cinema ou, pelo menos, assim eram considerados pelo crítico e realizador português.
A Câmara de Oeiras decidiu continuar a promover a iniciativa, agora em homenagem à carreira do professor, crítico, ensaísta e dinamizador cultural, assegurando a continuidade do projeto até final do ano. “Foi um dos mais conceituados cineastas portugueses, tendo dado a honra a este município de colaborar, ao longo de décadas, em diversas iniciativas culturais com um profissionalismo e competência exemplares”, garantiu à New in Oeiras Carlos Alberto Pinto, responsável pela Divisão de Turismo e Gestão de Eventos no município, aquando da morte do cineasta.
Depois da primeira masterclass “Filmes que eu amo”, em 2018, onde Lauro António apresentou uma seleção de 60 filmes que o marcaram ao longo da vida, em 2019, surgiu a segunda parte da iniciativa, com a apresentação de 50 películas. A prova do sucesso deste projeto é que em 2020 chegou a terceira temporada das masterclasses que, devido à pandemia, teve que ser interrompida, sendo posteriormente retomadas as exibições já em 2021.
Para 2022, Lauro António decidiu criar uma lista apenas com filmes dos anos 80. As “Masterclasses de História do Cinema Americano — Anos 80” tiveram início em janeiro, onde foram apresentados filmes de 1980, tal como aconteceu em fevereiro. Em março e abril foram exibidas produções de 1981.
Maio e junho trouxeram ao cartaz obras cinematográficas de 1982 e 1983 e julho deu destaque aos anos de 1983 e 1984. Em agosto, os espetadores puderam assistir a filmes de 1984 e 1985 e, em setembro, foram exibidas obras de 1985 e 1986. Em outubro, os quatro filmes em cartaz eram de 1986.
Em novembro poderá ver cinco filmes de 1988 e 1989. As sessões decorrem todas as terças-feiras, a partir das 16 horas, no Auditório Municipal Maestro César Batalha, nas Galerias Alto da Barra, na Avenida das Descobertas, em Oeiras.
1 de novembro
“Uma mulher de sucesso” (Working Girl), de Mike Nichols, com Melanie Griffith, Harrison Ford e Sigourney Weaver.
8 de novembro
“Die Hard — Assalto ao Arranha Céus” (Die Hard), de John McTiernan, com Bruce Willis, Bonnie Bedelia e Alan Rickman.
15 de novembro
“Quem tramou Roger Rabbit?” (Who Framed Roger Rabbit), de Robert Zemeckis, com Bob Hoskins, Christopher Lloyd e Joanna Cassidy.
22 de novembro
“Eles vivem!” (They live), de John Carpenter, com Roddy Piper, Keith David e Meg Foster.
29 de novembro
“Batman” (Batman), de Tim Burton, com Michael Keaton, Jack Nicholson e Kim Basinger.
A entrada é gratuita, mas está limitada aos lugares disponíveis. É necessário levantar uma senha meia hora antes do início de cada sessão. Se tiver dúvidas ou quiser obter mais informações, pode fazê-lo através do email carlos.pinto@nulloeiras.pt ou do número de telefone 214 408 565.