cultura

Em fevereiro há uma conversa sobre “Amores e Desamores” em Algés

É apenas uma das atividades que compõem a programação paralela da exposição "Amor Veneris — Viagem ao Prazer Sexual Feminino".
Imagens Musex: Jenniffer Lima Pais e Bárbara Monteiro

Fevereiro é, por excelência, o mês dedicado ao amor. No dia 14 celebra-se o Dia dos Namorados e o Musex não quer deixar passar a data em branco. Foram pensadas várias iniciativas, no âmbito da exposição “Amor Veneris — Viagem ao Prazer Sexual Feminino”, a primeira criada pelo Museu Pedagógico do Sexo, patente no Palácio Anjos, em Algés.

No dia 11 de fevereiro, sábado, poderá assistir à conversa “Amores e Desamores” com Dulce Maria Cardoso, Manuela Grazina, Rute Agulhas e moderação de Marta Crawford. Nesse dia e ao longo do horário da exposição, é pedido às pessoas que entreguem objetos alusivos ao Dia dos Namorados. Todos podem fazê-lo.

O intuito é recolher artigos para uma futura exposição. A ideia é que os visitantes deixem um objeto que tenha um significado ativo e poético sobre esta temática, como uma carta de amor, um pedaço de alguma memória, um simples objeto com história, por exemplo.

Já no dia 14 de fevereiro, terça-feira, poderá assistir à apresentação do estudo nacional “Violência no Namoro”. Um evento que será certamente muito útil para todos os pais e educadores de jovens e adolescentes. 

Conheça a programação paralela da exposição para o mês de fevereiro, com diversos eventos e iniciativas relacionadas com o tema da sexualidade.

3 de fevereiro (sexta-feira)

18 horas — Visita orientada com Marta Crawford.

4 de fevereiro (sábado)

12 horas — Visita orientada com Fabrícia Valente, outra curadora da exposição.

11 de fevereiro (sábado)

15 horas — Visita orientada com Marta Crawford.

17 horas — Conversa “Amores e Desamores” com a escritora Dulce Maria Cardoso, a investigadora científica Manuela Grazina e a psicóloga Rute Agulhas e moderação de Marta Crawford. A entrada na conversa é livre, sujeita à lotação da sala.

14 de fevereiro (terça-feira)

17 às 18 horas — Dia dos Namorados: apresentação do estudo nacional “Violência no Namoro”. Neste estudo, realizado anualmente desde 2017, participam jovens do 7.º ao 12.º ano de escolaridade, do ensino regular ou profissional, a nível nacional. O estudo analisa a legitimação da violência no namoro pelos/as jovens e os indicadores de vitimização nas relações de namoro.

17 de fevereiro (sexta-feira)

18 horas — Visita orientada com Marta Crawford.

18 de fevereiro (sábado)

15 horas — Oficina: “O Cheiro da Sedução”, com Cláudia Camacho, autora da obra “Perfumes”. Partindo dos quatro perfumes criados para a exposição, Vatsyayana (Kama Sutra), Cleópatra VII Filopátor, Tseu-Hi e Josefina de Beauharnais, será feita a análise de cada uma das matérias-primas utilizadas e a sublimidade sedutora dos aromas da Antiguidade. A participação na oficina implica inscrição até 48 horas antes para o email programacao@nullmusex.pt.

25 de fevereiro (sábado)

12 horas — Visita orientada com Marta Crawford.

15 horas — “Vamos falar de sexo?”, com Marta Crawford.

26 de fevereiro (domingo)

12 horas — Visita orientada com Fabrícia Valente.

A mostra, inaugurada em junho de 2022, estava prevista terminar no final de dezembro, mas dado o elevado interesse revelado pelo público, tanto português como estrangeiro, o Município de Oeiras decidiu prolongá-la até 8 de março, data que se celebra o Dia Internacional da Mulher, que será assinalado com uma programação especial.

“O interesse pela exposição demonstra a vontade da sociedade em discutir, sem tabus, o prazer sexual feminino. A mostra deu às pessoas a possibilidade de, através de obras de arte contemporânea, abordar esta temática de forma aberta e pedagógica”, considera a psicóloga e sexóloga Marta Crawford, curadora da mostra. 

Ao todo são 35 os artistas que ali têm expostas as suas obras, divididas pelas três partes da exposição, dedicadas a três diferentes órgãos: cérebro, pele e clitóris. São estes os três destinos por onde vai passar nesta irreverente viagem feita no Palácio Anjos que, metaforicamente, se transformou na representação de um corpo feminino.

“Amor Veneris — Viagem ao Prazer Sexual Feminino”, poderá continuar a ser visitada nos mesmos horários: às terças, quartas, quintas e domingos das 11 às 19 horas e às sextas, sábados e feriados das 11 às 20 horas. O bilhete para a exposição tem o valor de 5€ e pode ser adquirido no Palácio Anjos ou na Ticketline

Também as consultas de sexologia e aconselhamento conjugal, uma parceria entre o MUSEX e a Associação para o Planeamento da Família (APF), irão continuar a realizar-se. Podem ser agendadas no site do Musex e têm o valor de 45€, tanto as individuais como as de casal. 

Leia também a entrevista da NiO à sexóloga Marta Crawford. De seguida, carregue na galeria para conhecer alguns dos espaços que pode encontrar ao longo do percurso da mostra.

ver galeria

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA