cultura

Em Carnaxide, assista à versão portuguesa da peça que já bateu recordes mundiais

"A Ratoeira", um mistério de Agatha Christie, vai estar em cena no Auditório Municipal Ruy de Carvalho apenas uma noite.
A peça sobe ao palco no próximo dia 4 de março.

Um grupo de desconhecidos encontra-se preso numa pensão durante uma tempestade de neve. Um deles é um assassino. A lista de suspeitos é composta pelo casal recém-casado que explora a pensão, um arquiteto que mais parece um chef, um major aposentado do exército, um homem estranho que alega que o seu carro avariou numa estrada perto dali e um jurista que torna a vida de todos miserável. Quando chega um polícia, o jurista é morto. O agente da autoridade tenciona questionar todos os presentes até descobrir o assassino.

Este é um pequeno resumo de “A Ratoeira”, um mistério escrito por Agatha Christie. A peça de teatro vai estar em cena apenas uma noite no Auditório Municipal Ruy de Carvalho, em Carnaxide. No próximo dia 4 de março, pelas 21h30, a encenação é da responsabilidade de Paulo Sousa Costa e Ruy de Carvalho, Daniel Cerca Santos, Filipe Crawford, Henrique de Carvalho, Sofia de Portugal, Sara Cecília, Luís Pacheco e Elsa Galvão encarnam as suas personagens. 

A verdade é que este enredo — do início ao fim envolvido numa incógnita — encontra-se registado no Guinness Book of Records como a peça em cena há mais tempo na história do teatro. Tudo começou no Theatre Royal, na cidade britânica de Nottingham, em 1952. O sucesso desta estreia mundial deu origem a uma tour pelo país que terminou no New Ambassadors Theatre, em Londres, onde ficou em cartaz 22 anos seguidos. Depois de transferida para o St. Martin’s Theatre, no centro da capital, manteve-se até hoje. A marca das 23 mil apresentações foi ultrapassada em 2008. 

O elenco original contava com a participação de Richard Attenborough, conhecido por ter sido o realizador do filme “Gandhi”. Pelo elenco já passaram mais de 400 atores, sendo que todos os anos são atribuídos novos atores aos papéis existentes. 

Na hipótese de querer assistir a esta noite única no concelho, aconselhamos a que faça reserva dos bilhetes através do número 1820 ou compre diretamente na bilheteira online. Basta escolher entre a plateia e o balcão, para os quais cada bilhete custa 12,50€ e 10€ respetivamente. O espetáculo tem a duração de duas horas.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA