cultura

Em agosto há 5 sessões de cinema clássico em Oeiras com entrada gratuita

Todas as terças-feiras, pelas 16 horas, tem encontro marcado com a obra de Alfred Hitchcock nas Galerias do Alto da Barra.
"Strangers on a train" (1951) é uma das opções.

Um comboio, dois estranhos e uma proposta irrecusável. Um jovem psicopata confronta um famoso tenista com a teoria de que dois completos desconhecidos podem cometer um assassinato sem serem apanhados, ao trocarem de vítimas. É daqui que parte a história de “O desconhecido do norte-expresso” (no original “Strangers on a train”), um thriller inspirado no livro homónimo de Patricia Highsmith, que foi adaptado ao cinema em 1951 por Alfred Hitchcock.

Com interpretações de Farley Granger, Anne Morton, Robert Walker e Patrícia Hitchcock (filha do realizador), esta comédia negra é um dos filmes que poderá ver este mês, gratuitamente, em Oeiras. Faz parte das sessões de cinema clássico idealizadas pelo cineasta Lauro António, falecido em 2022, e agora feitas em sua homenagem. 

A iniciativa “Redescobrir Alfred Hitchcock”, que conta com o apoio do Município de Oeiras, tem vindo ao longo do ano a exibir, semanalmente, filmes do realizador britânico no Auditório Municipal César Batalha, nas Galerias do Alto da Barra, em Oeiras. “Curiosamente o meu pai tinha deixado preparada esta masterclass sobre Hitchcock de forma a que a sua obra pudesse ser vista praticamente na íntegra”, refere Frederico Corado, filho do cineasta português.

O público terá, assim, a oportunidade de ficar a conhecer a fundo a obra cinematográfica daquele que é considerado o mestre do suspense. “Hitchcock era homem de convicções fortes, de obsessões firmes, de temática constante, de um rigor formal e estilístico que assombram. Ainda hoje a maioria dos seus filmes não se deixou corromper por uma ruga, não envelheceu um minuto e mantém uma modernidade de olhar e de construção que espantam”, afirma Frederico.

Em agosto serão exibidas cinco obras, três do final dos anos 40 e duas já no início da década de 50. Conheça a programação.

1 de agosto

O Caso Paradine” (The Paradine Case) de 1947, com com Gregory Peck, Ann Todd e Charles Laughton.

8 de agosto

A corda” (Rope) de 1947, com James Stewart, John Dall e Farley Granger.

15 de agosto

Sob o signo do Capricórnio” (Under Capricorn) de 1949, com Ingrid Bergman, Joseph Cotten e Michael Wilding.

22 de agosto

Pânico nos Bastidores” (Stage Fright) de 1950, com Marlene Dietrich, Jane Wyman e Richard Todd. 

29 de agosto

O desconhecido do norte-expresso” (Strangers on a train) de 1951, com Farley Granger, Robert Walker e Ruth Roman.

As sessões decorrem todas as terças-feiras de agosto às 16 horas. A entrada é gratuita, mas é necessário levantar uma senha meia hora antes do início de cada sessão, limitada aos lugares disponíveis. O Auditório Municipal Maestro César Batalha situa-se nas Galerias do Alto da Barra, em Avenida das Descobertas, nº 59, Oeiras. Se tiver dúvidas ou quiser obter mais informações, saiba que pode fazê-lo através do email carlos.pinto@nulloeiras.pt ou do número de telefone 214 408 565.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA