cultura

Em abril vai poder rever “Breakfast at Tiffany’s” e outros blockbusters em Oeiras

As cinco obras, adaptadas de livros, integram o projeto "Da Palavra à Imagem", de Frederico Corado. Pode vê-las todas as terças-feiras.
Audrey Hepburn em "Breakfast at Tiffany's".

Na segunda metade do século XX, Audrey Hepburn tornou-se num dos nomes mais reconhecidos dentro e fora de Hollywood, apontada também como um ícone de estilo. Entre o cinema e a moda, a atriz é, até hoje, vista como um símbolo de elegância e delicadeza. O talento valeu-lhe o reconhecimento da crítica, enquanto o carisma conquistou o público. Um dos seus papéis mais conhecidos é o de Holly Golightly, no clássico “Breakfast at Tiffany’s” ou, em português, “Boneca de Luxo”, lançado em 1961.

O filme é uma adaptação do livro homónimo, escritor por Truman Capote e publicado três anos antes. Arriscamo-nos a dizer que é, talvez, um dos raros casos em que o filme supera largamente o livro (uma afirmação que pode ofender alguns booklovers, fiéis às histórias originais).

Audrey Hepburn tinha já no currículo algumas obras cinematográficas de sucesso, como “Roman Holiday”, de 1953, que lhe valeu um Óscar, e “Sabrina”, de 1954. No entanto, “Breakfast at Tiffany’s” é o título que imediatamente nos lembramos ao pensar na atriz (curiosamente, a primeira escolha de Capote para o papel era Marylin Monroe).

Seja pela narrativa, pela elogiada banda sonora, ou pela forte identidade visual que Hepburn conseguiu criar à volta da sua personagem — com o cabelo apanhado, o colar de pérolas ao pescoço e o suporte de cigarros na mão — o filme marcou uma geração e tem vindo a conquistar novos espectadores. Se gostava de revê-lo, num ecrã de cinema, vai poder fazê-lo em Oeiras. 

É um dos filmes que serão exibidos em abril, no âmbito do projeto “Da Palavra à Imagem”, que ao longo de 2024 apresenta filmes baseados em obras literárias. A ligação centenária do cinema à literatura, é celebrada pelo realizador Frederico Corado que, desta forma, dá continuidade ao trabalho que o pai, o cineasta Lauro António, desenvolvia nas Galerias do Alto da Barra, em Oeiras, desde 2018 (até ao seu falecimento em 2022).

Este ano, o projeto “pretende percorrer diversos géneros cinematográficos e literários, diferentes décadas, diferentes correntes e mostrar assim como tem vindo a ser a ligação entre o cinema e a literatura ao longo dos anos”, conta o realizador, afirmando que alguns dos maiores sucessos de bilheteira das últimas décadas, e algumas das mais brilhantes personagens da cinematografia mundial, nasceram a partir de livros.

“A literatura tem servido de base ao cinema desde muito cedo. Logo nos seus primórdios, em 1899, George Mélies, adaptou para o ecrã uma versão do conto dos Irmãos Grimm ‘Cinderela’ e a peça ‘King John’, de William Shakespeare. Ainda antes de Meliés, há o registo da adaptação cinematográfica de ‘Trilby and Little Billee’ em 1896, um filme de 45 segundos realizado por George L. Du Maurier, adaptado da sua própria novela, e que é considerado a primeira adaptação cinematográfica a partir de um objeto literário”, refere Frederico Corado.

Entre os diferentes filmes propostos para abril, três são da década de 60 e outros dois dos anos 90. São obras que marcaram a história da sétima arte, realizadas e protagonizadas por grandes nomes do cinema, que poderá agora ver, ou rever, no Auditório Municipal César Batalha. Tome nota das datas e dos títulos escolhidos.

2 de abril

Spartacus” (Spartacus, 1960) realizado por Stanley Kubrick, com Kirk Douglas, Laurence Olivier, Peter Ustinov e John Gavin. Baseado na obra literária “Spartacus”, de Howard Fast.

9 de abril

Boneca de Luxo” (Breakfast at Tiffany’s, 1961) realizado por Blake Edwards, com Audrey Hepburn, Patricia Neal, Dorothy Whitney e George Peppard. Baseado na obra literária “Breakfast at Tiffany’s”, de Truman Capote.

16 de abril

Trainspotting” (Trainspotting, 1996) realizado por Danny Boyle, com Ewan McGregor, Ewen Bremner, Robert Carlyle e Jonny Lee Miller. Baseado na obra literária “Trainspotting”, de Irvine Welsh. 

23 de abril

O Senhor das Moscas” (Lord of the Flies, 1963) realizado por Peter Brook, com James Aubrey, Tom Chapin e Hugh Edwards. Baseado na obra literária “Lord of the Flies”, de William Golding.

30 de abril

L.A. Confidential” (L.A. Confidential, 1997) realizado por Curtis Hanson, com Kevin Spacey, Russell Crowe, Kim Basinger e Danny DeVito. Baseado na obra literária “L.A., Confidential”, de James Ellroy

As sessões decorrem todas as terças-feiras, às 15h30, no Auditório Municipal Maestro César Batalha, nas Galerias do Alto da Barra, em Oeiras. A entrada é gratuita, mas está limitada aos lugares disponíveis.

É necessário levantar uma senha, que está disponível a partir das 15 horas, no local. Se tiver dúvidas ou quiser obter mais informações, pode fazê-lo através do email carlos.pinto@nulloeiras.pt ou do número de telefone 214 408 565.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA